quinta-feira, novembro 26, 2009

Appellation Bourgogne Controlée


A appellation Bourgogne AOC cobre toda a Borgonha. São 385 villages!
Como já escrevi num post anterior, além da Pinot Noir os produtores utilizam a Pinot Beurot, César e Tressot para os tintos.
A qualidade dos vinhos variam bastante de acordo com o produtor.
Appellation:
Appellation"rio e argila
Superfície: 3.000 hectares
Produção: 24 milhões de garrafas
15 milhões de tintos e 9 milhões de Brancos
Guarda: 2 a 8 anos para os tintos e de 1 a 5 anos para os Brancos
Boas safras: (tintos) 200ilha e limão para os brancos
Os Tintos harmonizam bem com carnes vermelhas e peixes e carnes brancas com os Brancos.

"Bons vinhos sempre harmonizam bem com boa comida" Nuno Araújo


Essa frase arrancou aplausos de quem estava no Carlota na última terça-feira. O produtor Nuno Araújo é um pioneiro da cultura biodinâmica em Portugal. São apenas 3 produtores em todo país que optaram pelo biodinamismo. Nuno apresentou os vinhos da noite e falou sobre cada região portuguesa e suas diferenças de terroir. Os vinhos da noite eram muito bons!
Provamos o Ameal Loureiro Branco 2007, o Quinta da Alorna Branco 2008, o Covela Escolha Palhete 2007, o Ramos Pinto Collection Tinto 2006, o Casa de Saima tinto Reserva 2005, o Quinta dos Roques tinto Reserva 2003, o Quinta de Chocapalha tinto 2006 e o Quinta da Bacalhoa 2006.
Realmente todos estavam muito bons. Destaco o Quinta da Chocapalha e o Covela Escolha Palhete, elaborado pelo enólogo Rui Cunha. É um Rosé acima da média!
No nariz é maravilhoso com notas de morango e groselha. Na boca tem corpo, é equilibrado, fresco e elegante.
Depois de uma pausa com o espumante Filipa Pato 3B o jantar foi servido.
A chef Carolina Brandão (que trabalha com a Carla Pernambuco) foi a responsável pela preparação dos pratos. Mescla de baby verdes, tartar de pêra e chévre brulée harmonizando com o Covela Escolha Branco 2007. Mais um vinho especial, notas de maracujá e cítricos.
Seguimos com o Big ravióli de mandioquinha com camarões e molho pesto acompanhado do Paulo Laureano Reserva branco 2007. Uma harmonização mágica!
O vinho mostrava um pouco mais madeira que o desejado, não agradava sem a comida, mas a harmonia com o prato foi perfeita. Um casamento como goiabada com queijo, uma prova dos vinhos gastronômicos do velho mundo.
Passamos para o Magret fumé grelhado, risoto de cogumelos e molho de vinho do Porto acompanhado pelos grandiosos Quinta da Gaivosa 2005 e pelo Vinhas Velhas D. Maria Reserva 2005. Sem palavras!
Vinhos fantásticos, prato maravilhoso!
Terminamos com a Explosão de Chocolate Belga, anglaise de pistache, Crema Catalana e compota de frutas vermelhas. O Blandy Malvasia 5 anos: Malmsey segurou a onda. Um Madeira muito bom!
Quando a Fernanda Fonseca trouxe a Carolina Brandão os aplausos vieram acompanhados da pergunta do Didú Russo: "você provou quantos vinhos desta harmonização?"
-nenhum
Nuno tomou a palavra e disse:"Essa é a prova de que boa comida sempre harmoniza bem com bons vinhos"

Appellation Anjou Controlée

Mais uma jóia do Loire, os vinhedos de Anjou ficam em torno da cidade de Angers. Foram muito populares no século 6 e durante os séculos 13 e 14 era um dos vinhos mais populares na Inglaterra, Holanda e Belgica.
Hoje o Rosé d'Anjou continua bastante famoso e apreciado. É responsável pela metade da produção da Appellation. As novas técnicas de envelhecimento em barricas de carvalho melhoraram bastante também a qualidade dos brancos e dos tintos de Anjou.
Appellation:
Appellation Anjou Rouge Controlée, Appellation Anjou Gamay Controlée, Appellation Anjou Villages Controlée, Appellation Cabernet d'Anjou Controlée, Appellation Rosé d'Anjou Controlée, Appellation Anjou Blanc Controlée, Appellation Anjou Mousseux Controlée
Villages autorizadas: Beaulieu sur Layon, Thouarcé, Martigné Briand, Saint Lambert du Lattay, La Pommeraye, Faye d'Anjou, Rochefort sur Loire, Rablay sur Layon e Brissac Quincé
Superfície: 9,000 hectares
Produção: 55 milhões de garrafas
Variedades: rosés e tintos são elaborados com Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Grolleau
Para os Brancos: Chenin blanc, Sauvignon Blanc e Chardonnay
Guarda: Tinto de 2 a 6 anos, Branco de 1 a 3 anos e Rosé até 2 anos
Boas safras: 2005, 2003
Aromas: Tinto: Cassis e frutas negras e vermelhas
Branco: Flores brancas e abricó
Harmonizam bem: Tintos com carne vermelha, Brancos com Peixe e Rosé: carnes brancas
Queijos: os brancos harmonizam com o Chabichou du Poitou e os tintos com Camembert e Crottin de Chavignol

Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!

  Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...