segunda-feira, maio 25, 2009

Mudança Climática? Aquecimento Global?

Alguns produtores australianos jogaram a toalha e estão deixando os vinhedos sem água por causa da seca. O sul da Austrália vive uma das piores secas da história e por causa do preço da água para irrigação alguns produtores de Riverland, Clare Valley e Langhorne Creek, perto de Adelaide, deixaram os vinhedos secos e abriram mão da produção. Há 7 anos a região sofre com a seca. Autoridades chilenas também começamdo país pode causar sérias dificuldades econômicas. O vinho tem uma parcela importante entre as exportações do país.

Pinote Tinto 2007 - Douro - Portugal


O Pinote tinto te 13% de álcool. Feito com vinhas velhas do vale do Rio Pinhão esmagadas na tradicional pisa a pé e passou 16 meses em carvalho francês. Além da Touriga Nacional, como se trata de um lote de vinhas velhas, outras castas durienses entram no corte, plantadas juntas, sem identificação.
Cor Rubi. No nariz bastante fruta, como cassis, ameixa e mirtilo acompanhando as notas de violeta bastante comuns na Touriga Nacional. Nota-se também especiarias que certamente vieram do carvalho de boa qualidade.
Na boca é intenso e com boa acidez. É um vinho fresco e as especiarias como o cravo e pimenta preta aparecem bastante na boca, assim como um toque de caramelo.
Ótimo final!
Vinho chegará ao Brasil pela Casa Flora www.casaflora.com.br

Revista Vino Mostra Raí e Cafu!



Muito boa a edição numero 5 da Revista Vino. Além de Raí e  também uma ótima reportagem sobre a Sangiovesi e uma reflexão de Manoel Beato sobre a tendência de se produzir vinhos iguais em todas as regiões do mundo. Realmente a revista melhora a cada edição.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...