sábado, setembro 21, 2013

Veja que interessante esse vídeo que mostra como se faz uma barrica

Cervejas single hop, um caminho interessante. Por Alessandro Pinesso*


No vasto universo dos uísques, os mais valorizados costumam ser os single malt, ou seja, bebidas preparadas com uma única variedade de malte, em contraponto aos blended, que podem conter 30, 40 ou mais uísques.

No preparo de uma cerveja, o mais comum é que ela contenha algumas variedades de malte e também de lúpulo, a planta que confere amargor e outras características sensoriais à bebida. Sobre este ultimo, já falamos em uma coluna anterior (leia aqui http://www.papodevinho.com/2013/08/lupulo-o-tempero-da-cerveja-por.html).

Agora, é possível encontrar cervejas elaboradas com uma única variedade de lúpulo, denominadas single hop (“hop” é lúpulo em inglês). É uma maneira interessante de verificar como este ingrediente influencia no resultado final da bebida.

O mais recente lançamento que provei foi o kit Single Hops da cervejaria Dama Bier, de Piracicaba, no interior paulista. São quatro cervejas, cada uma representando um elemento da natureza (água, terra, fogo e ar), todas utilizando a mesma cerveja base, uma India Pale Ale com 6,5% de álcool, cada uma com um lúpulo diferente. Para que a intensidade dos lúpulos fosse ainda maior, todas passaram pelo processo conhecido como dry hopping, onde uma dose extra de lúpulo é adicionada no final da maturação.

Cada cerveja leva o nome do lúpulo nela empregado. Se a ideia for degustar todas numa mesma sessão, a sugestão é fazê-lo na ordem proposta abaixo:
Dama HBC 342 – Elemento água. Notas herbais e cítricas, com leve malte. O amargor, suave no início, se mantém por um bom tempo na boca. Elaborada com uma variedade experimental importada dos EUA, HBC 342.

Dama Ahtanum – Elemento ar. Lúpulo perfumado, floral, com cítrico suave, com leve picância, elaborada com o lúpulo Athanum, cultivado no estado norte-americano de Washington.

Dama Motueka – Elemento Terra. Lúpulo delicioso, com cítrico que provoca salivação e estimula o próximo gole. O Motueka é importado da Nova Zelândia, desenvolvido a partir do cruzamento de uma variedade local com o famoso lúpulo Saaz, da República Checa.

Dama Topaz – Elemento fogo. Amargor intenso, com final seco, não vai agradar a quem não aprecia cervejas amargas, mas ainda é interessante.  A variedade Topaz é produzida na Austrália.

Das quatro, gostei muito da Motueka, de longe, a melhor das quatro, seguida de perto pela Athanum. A HBC 342 e a Topaz são interessantes, mas sem a mesma drinkability das anteriores.

Para conferir, procure nas boas casas do ramo, com preço em torno de R$ 53,00. Trata-se de uma edição limitada, então é bom se apressar. 
Até a próxima!

*Alessandro Pinesso é sommelier de cervejas formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) e Association de la Sommellerie Internationale e Mestre em Estilos Cervejeiros pelo Instituto da Cerveja Brasil, associado ao Brewers Association dos EUA.

E-mail: pinesso@gmail.com

Suco de uva: sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva


Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde, por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração.

Os flavonoides no suco de uva, como no vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
A proposta do efeito protetor do vinho tinto deve ser bem considerada, mas não devemos esquecer dos seus efeitos adversos: alcoolismo, distúrbios de comportamento, síndrome fetal alcoólica, acidente vascular cerebral hemorrágico, hipertensão arterial, arritmia, miocardiopatia e morte súbita. Estudos têm mostrado que o consumo de álcool superior a 20 gramas por dia é responsável pelo aumento na incidência de hipertensão arterial, sendo esta uma das patologias cardiovasculares mais frequente na população em geral e um dos fatores de risco para aterosclerose.

Comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonoides que as uvas pretas e rosadas têm.

Estudos levam a crer que os antioxidantes do suco permanecem no corpo por mais tempo do que os do vinho. A recomendação de consumo diário do suco de uva é de um copo (150ml).

O suco de uva tem mais calorias que o leite, semelhanças surpreendentes com o leite materno e bastante indicado para períodos de reconstrução da fadiga, da anemia ou da convalescença.

Fonte: FAURGS (Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul); Econatura Produtos Ecológicos e Naturais Ltda, Andréa Abdala Frank - Nutricionista , Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ.

Arte com Alimentos - Carl Warner - 5




Carl Warner usa pedaços de alimentos para criar cenas incrivelmente realistas e complexas.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...