quarta-feira, abril 03, 2013

World Wine no Encontro de Vinhos Off - São Paulo


Uma das importadoras mais importantes do país confirmou presença no Encontro de Vinhos Off.
Nem preciso dizer que o catálogo da World Wine é completo.
A última aquisição, que movimentou o mercado, foi a inclusão dos vinhos da Bodega Altos las Hormigas em seu portfólio.
A importadora nasceu em 1999, apoiada na tradição da família de Celso La Pastina, que há mais de 63 anos, trabalha no setor de alimentos e bebidas finas.
Dia 23, das 14 às 22 horas, na Casa da Fazenda Morumbi - Avenida Morumbi, 5594 - São Paulo.

www.casadafazenda.com.br
Ingressos no local por 60 reais.
Quem comprar ingresso antecipado paga 50, no site do evento: http://www.encontrodevinhos.com.br/expositores/
Ou na loja Portal dos Vinhos: www.portaldosvinhos.com.br

“A melhor cerveja do mundo é aquela que você mais gosta.” - Por: Júlia Miranda



Cervejaria Way
Então, falando sobre cervejas que você, ou eu, no caso, mais gosto, não poderia deixar de citar a cerveja Duvel, ou ainda melhor, sua versão “especial” chamada Duvel Tripel Hop, com nada mais, nada menos do que 3 lúpulos altamente ricos em complexidade de aromas e sabores adicionados a sua base inicial, de um estilo de cerveja chamado Belgian Golden Strong Ale, que tem como principais características o amargor de lúpulo nobre e coloração dourada. Em especial, a cerveja Duvel tem também como característica marcante sua linda espuma, densa, alta e totalmente persistente.



Esta cerveja, como já falei, leva 3 lúpulos diferentes em sua composição e cada um tem o “poder” de mudar cada ponto desta cerveja. A sua formação consiste então em uma cerveja de amargor pouco mais elevado, teor alcóolico de 9.5%, aroma cítrico e floral, que lembra maracujá, limão siciliano, e especiarias como cominho, semente de coentro e algo que nos remete a uma geleia de pimenta, talvez pelo álcool que transmite essa sensação de dulçor na boca.
Sua harmonização fica maravilhosa com grana padano, frutos do mar com temperos um pouco mais fortes (com cítrico marcante, ou páprica picante, e massas frescas ao molho pesto de manjericão).
Provem esta cerveja de olhos fechados, pois, sem dúvida, ela vale cada centavo e cada gole degustado. Sua sensação na boca é muito contrária ao seu nome (Duvel = Diabo), ela realmente te leva a um pedaço do paraíso.

Tudo sobre as regiões Francesas - Alsace - Parte 21 - Sub-Região Haut-Rhin - Alsace Grand Cru Kirchberg de Ribeauvillé



Os vinhedos do Alsace Grand Cru Kirchberg de Ribeauvillé fica na comuna de Ribeauvillé, a 15 quilômetros de Colmar, no departamento de Haut-Rhin. 
São 11,40 hectares em altitudes que variam entre 250 e 360 metros, em encostas não muito íngremes com exposição sul e sudeste e excelente ensolação durante a fase final de maturação.
As variedades principais são: Riesling (4,4 hectares), Pinot Gris (1 hectare) e Gewurztraminer (0,6 hectare) e Muscat (0,6 hectare).
Os solos são de marga, calcário e Granito, pedregosos, arenosos e argilosos. 
Os vinhos são longevos, com notas florais, minerais e fruta discreta. 
Na boca as notas minerais ficam melhores com o tempo.

O Vinho e a Arte - Robert Doisneau - 3

Essa foto ele fez no Bistrot ou Cave Mélac. Na foto o próprio Jacques Mélac (o da direita).

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...