sexta-feira, junho 03, 2011

Anselmo Endlich


O Anselmo, da Wine.com.br, falou das vendas de vinho pela internet.
Para ele o site é apenas um tirador de pedidos, não precisa de nenhum investimento absurdo: "se pequenos produtores conseguem vender seus vinhos por telefone..."
Ele definiu a empresa como uma empresa de venda direta que não se limita à internet. 
Mais um elo da corrente nesta série de palestras promovidas pelo IBRAVIN.
Blogs, redes sociais, informação via internet, publicidade pelas redes sociais e agora venda pela internet.  
A Wine tem 30 mil clientes cadastrados e conquistou a confiança dos clientes, a ponto de criar uma modalidade chamada one click to pay, onde o comprador autoriza que seus dados do cartão de crédito sejam acessados com apenas um click.
O público que lotou a sala de eventos do Farina Park Hotel, teve um mapeamento completo que deve terminar com uma degustação ao vivo para todo o planeta pelo site http://www.winebar.com.br

Como faz para bombar na Web?


PC Dias, da agência Mazah, deu informações importantes sobre as formas de comunicação. O que se deve e não se deve fazer para promover um produto ou uma marca.
PC afirmou que a internet alterou o cenário da comunicação:
"Assim que a gente abre um canal ele é ocupado. Ele pode ser bem ocupado ou mal ocupado".
A única forma de usar bem as ferramentas da internet é entender com que tipo de pessoas falamos, quais são seus interesses e entender que as redes sociais são relacionamento. 
O Brasil se destaca nas redes sociais pelo jeito expansivo do povo, que, claro, se reflete na rede.
PC falou dos preços dos anúncios na mídia impressa, que tem um quantitativo incerto, pois o número de uma tiragem não significa que seu anúncio foi lido.
Quando se fala em mídias sociais, twitter, por exemplo, se sabe exatamente o impacto do anúncio, pois é um mercado mais aberto ao diálogo.
Enfim, será que o teu consumidor está gostando de como você se mostra ao mercado?

Leonardo Attuch fala sobre o primeiro jornal brasileiro desenvolvido para o iPad


Sócio e criador do Brasil 247, Leonardo Attuch, reforçou a importância da informação via internet.
Falou sobre a audiência crescente, as dicas que os consumidores de vinho podem conseguir na web e a força das redes sociais.
Falou também que alguns jornalistas são arrogantes, ao achar que são detentores das notícia, reforçou que o amador muitas vezes pode ser a fonte da melhor informação.
Contra o preconceito, ele diz que toda a opinião tem valor.

O Vinho e a Pintura - Fernando Botero

O Colombiano Fernando Botero nasceu em Medellin, em 19 de Abril de 1932. 

Beto Gerosa fala da transição do impresso para o on line


Depois de trabalhar no jornalismo impresso, na Revista Veja, atualmente diretor de conteúdo do Portal IG e autor do Blog do Vinho, Beto sabe como poucos definir as diferenças entre as duas mídias.
Falou sobre a velocidade da informação, o número muito maior de leitores em relação ao impresso e o crescimento rápido da internet no Brasil. 
Beto também destacou o crescimento de acesso das classes C, D e E ao mundo virtual.

"O IG publica cerca de 1000 notícias por dia".
Beto apontou os furos de reportagem do portal IG e disse que isso só aconteceu por terem apostado no Jornalismo.
Destacou que internet também é serviço e o site precisa se preocupar com isso.
Publicar antes, só não é mais importante que informar corretamente. 
Construção de credibilidade é o lema que todos nós devemos seguir.

Jornalista Marcela Duarte, fala sobre o jornalismo digital


Editora de conteúdo do Zero Hora on Line, fala entre as diferenças de conteúdo do jornalismo digital e a notícia  impressa. Destacou também a rapidez e a agilidade da notícia.
Os assuntos factuais, a interatividade são mais apropriados para o site, as analises das noticias são mais apropriadas para o jornal impresso.
Tudo que acontecer nesse encontro promovido pelo Ibravin, você vai saber aqui.
Rápido. 
Como deve ser.

Importador e produtor: Não dê garrafa ao blogueiro que pede


Uma pergunta da plateia levantou um assunto importante: como funciona a avaliação de vinhos? Voces recebem garrafas? Pedem garrafas? 
Daniel Perches falou sobre essa questão ética e representou o pensamento da maioria dos blogueiros.
"Alguns produtores e importadores nos perguntam se podem enviar garrafas, podem. A avaliação é independente, podemos, no caso de alguns blogueiros, falar bem ou mal do vinho, ou podemos - meu caso -, não falar sobre o  vinho, caso não goste.
Faço questão de avisar e pedir aos produtores presentes: não dê garrafas quando o blogueiro pedir. 
Caso mande garrafa, saiba da possibilidade da crítica ou omissão."

Direto de Bento Gonçalves - Alexandre Frias


Alexandre Frias falou sobre o Enoblogs e explicou como funciona essa ideia que virou um sucesso indiscutível.
Também sobre a influência do Enoblogs no mercado e a força da ferramente que gera 50 mil visitas por dia, mais do que a tiragem mensal de qualquer revista especializada.

Alexandre fez questão de ressaltar que os blogs são independentes, de responsabilidade dos blogueiros e sujeitos a uma seleção natural pela audiência.
Ele apresentou números que mostram que 87% das pessoas que seguem os blogs acreditam no conteúdo.

Começaram as palestras sobre o impacto das redes socias no mercado de vinhos. Auditório lotado!


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...