domingo, julho 26, 2009

No Tour de France a Champagne Se Toma Durante A Prova

Assistindo a última etapa da Volta da França, na TV5, vi a imagem maravilhosa dos ciclistas da equipe Astana, de Lance Armstrong e do campeão Alberto Contador, pedalando e provando um gole de Champagne. Uma cena dessas só poderia acontecer na França. Aliás quem acompanha de perto o Tour, sabe que durante a noite é recomendado aos participantes uma taça de vinho, que relaxa e abre o apetite. Acontece que depois das provas longas a adrenalina tira a fome e sem alimentação o dia seguinte de pedaladas se torna impossível. O Tour é uma viagem fantástica pela França. Foi a única imagem que vi em todos os esportes em que a bebida é tomada durante a prova. Esporte é saúde e uma taça de vinho também!

Tannat - Características Olfativas

A TANNAT é típica do Sudoeste da França, mas o Uruguai está roubando a cena há algum tempo. No Madiran (França) a uva dá mais pistas sobre o nome. É tânica mesmo. No Uruguai os vinhos são potentes mas macios. Veja na busca do Blog o Axis Mundi, da Pisano. Um vinho fantástico! Frutas negras dominam o nariz amora, cassis, mirtilo, cereja preta, terra e couro. Quando passa por madeira o vinho mostra aromas de baunilha, cedro e tabaco. Quando envelhece, especiarias, fermento, pão tostado e frutas negras bem maduras.

O Impacto da Crise Mundial em Bordeaux

A queda chegou a 14% das vendas, 15% nas exportações e uma baixa de 29% nos contratos de venda. Nos 12 meses da campanha 2008/2009, o volume não deve passar dos 4,9 milhões de hectolitros. Longe dos 6 milhões vendidos em anos normais. Situação difícil para a economia bordalesa, já que 40.000 pessoas trabalham no setor. A situação do tempo e o granizo que caiu recentemente danificaram ou destruíram 20 mil hectares de vinhas. O que se procura agora é ajuda para enfrentar a situação. Só os viticultores de grandes vinhos, que fazem parte do mercado de luxo escapam da crise. Os negociantes também foram afetados, pois perderam clientes importantes nos Estados Unidos e Gran Bretanha. A mesma situação acontece na Borgonha e Champagne.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...