domingo, dezembro 12, 2010

Em Mendoza o pessoal da Norton já sabe: Os Brasileiros gostam do Norton DOC!


Todos lá na Norton sabem que os brasileiros chegam logo pedindo o Norton DOC. O vinho é um verdadeiro sucesso no Brasil e para a bodega, de propriedade da família Swarovski, nosso país é uma prioridade.
Depois de uma visita pelas instalações da bodega, percebemos que o pessoal sabe mesmo trabalhar com o turismo. Lá o turista pode comer uns petiscos nas caves, pode visitar todas as instalações e ainda pode comprar os vinhos preferidos em uma loja muito bem montada. Na visita fomos acompanhados pela Maria Belén que nos mostrou cada detalhe. Depois fomos pala a sala de provas e provamos diversos rótulos com a simpática Mariela Lecea. Vinhos de todos os estilos e faixas de preços. Resolvi falar do grande sucesso de público no Brasil, o Norton DOC e de um grande vinho da Norton, o Privada, que no Brasil chama-se Privado.
O Norton DOC 2008, é elaborado com Malbec, em Luján de Cuyo, com vinhedos que podem chegar a 30 anos.
As leveduras são da própria uva, o que é bastante interessante. Metade do vinho passa 1 ano em barricas francesas de primeiro e segundo uso.
O vinho tem notas de especiarias (principalmente pimenta), violeta e cereja. Na boca é bem macio e tem um final longo.
O preço é excelente. Na faixa de 30 reais.



O Privada2006 (ou Privado), também é elaborado com Malbec, com uvas das Fincas Lulunta e de Agrelo, com altitudes que vão dos 850 aos 1100 metros acima do nível do mar. São vinhas velhas de 50 a 80 anos.
Os vinhos passam 16 meses em barricas novas de carvalho francês e mais 1 ano descansando em garrafa.
A cor é bem intensa.
No nariz cereja, amora, cassis, cravo, pimenta e chocolate.
Na boca o vinho é elegante, taninos macios e excelente equilíbrio.
Um vinho de guarda.
Final longo.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...