sábado, dezembro 31, 2011
Don Giovanni Brut - Serra Gaúcha - Brasil
Esse é um produtor da Serra Gaúcha que vale a pena ser visitado. Além de bons vinhos, oferecem uma pousada aos visitantes. Tudo baseado na tradição familiar de descendentes de italianos que fizeram a história da região vinícola mais importante do Brasil. Aliás a Don Giovanni fica em Pinto Bandeira, uma região reconhecida pelos bons espumantes. Sempre é interessante conhecer os dois lados; os grandes produtores que estão no circuíto de todos os visitantes e produtores menores, onde a família se ocupa de quase todo o trabalho da vinícola. Esse espumante foi elaborado pelo método tradicional (champenoise) com Chardonnay 75% e Pinot Noir 25.
Passou 12 meses em contato com as leveduras.
Tem cor amarelo palha, borbulhas finas, rápidas, barulhentas e duradouras.
No nariz abacaxi, maçã verde e o aroma daquele pão na chapa com manteiga.
Na boca é cremoso, equilibrado, fresco e elegante.
Final longo com notas de caramelo.
Custa cerca de 50 reais
Um selo (que não é o fiscal) é a nova arma dos grandes Chateaux de Bordeaux contra as falsificações chinesas
O nome da arma é prooftag.
Este selo sim funciona.
Marcas em forma de bolhas carregam
informações que rastreiam
a bebida
desde o engarrafamento.
O selo é
inviolável, não se consegue
tirar de uma garrafa e colocar em outra.
Alguns produtores de
Bordeaux,
como o Château Palmer e o Smith Haut Lafite,
já adotaram o
sistema para safra de 2009
em todas as garrafas exportadas.
As compradas no mercado francês
continuam sem o sistema.
Isso deve
diminuir o comércio de garrafas vazias destes vinhos
que eram compradas,
enchidas com vinho barato e revendidas.
Outros produtores já adotaram o sistema.
Para ler as
informações das microbolhas é necessário um pequeno leitor,
mas basta ver o
selo com prooftag para saber que o vinho é autêntico.
Se isso vai resolver?
Claro que não.
É uma briga de gato e rato entre
produtores e falsificadores.
Provavelmente haverão selos parecidos colados em garrafas
falsificadas
nos próximos capitulos.
Mas é um
passo importante para ajudar o consumidor
a reconhecer o produto original.
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