sexta-feira, maio 01, 2009

Borgonha

Morey-Saint-Denis

Valpolicella Superiore Terre del Cereolo 2004 - Veneto - Itália



Mais um vinho de agricultura biodinâmica. Os vinhos Trabucchi receberam pontuação máxima em todos os guias italianos, por isso, foi considerado o melhor produtor do Veneto. Este vinho com 14,5% de álcool, está um pouco jovem. Precisa ser decantado com antecedência. Produzido com as uvas Corvina Veronese, Corvinone, Rondinella, Dindarella, Oseleta e Croatina. As uvas ficaram em local com temperatura controlada de Setembro (época da colheita) até o final de Outubro (sistema passito, onde as uvas são colocadas para secar antes da produção do vinho).
O vinho passou por barricas de carvalho francês por 15 meses. A cor é intensa, rubi com reflexos púrpura. No nariz aromas de amora, mirtilo, geleia de damasco, frutas secas (tâmaras), tabaco, flores, caramelo e chocolate.
Na boca especiarias, bom equilíbrio entre acidez e taninos, torrefação e um final longo. É um vinho muitíssimo bem feito!
Realmente acima da média dos Valpolicella!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...