domingo, fevereiro 22, 2009

As Leis e o Vinho.

Foto de uma vinha de Carignan
Uma proposta pode complicar ainda mais a vida dos produtores de vinho franceses. Digo ainda mais por causa da queda do consumo de vinho no velho continente. O artigo 24 de uma proposta de lei proíbe os produtores de oferecer gratuitamente bebidas alcoólicas com fins promocionais. Imagine como seria a Vinexpó desse ano (a principal feira de vinhos do mundo que acontece a cada dois anos, este ano será em Junho). Até formulas de restaurantes que incluem uma taça de vinho serão proibidas caso a lei passe. Numa reportagem do jornal Le Figaro, o presidente da loja virtual Wineandco, Bernard Le Marois, disse uma frase muito interessante: "A França é o único país produtor de vinhos a estar tão disposto a destruir sua riqueza cultural".
A medida do governo teria como principal objetivo acabar com o Binge Drinking, uma bobagem criada na Escandinávia e que agora invadiu vários países europeus. A pessoa tenta beber o máximo de álcool no menor espaço de tempo. Alguns bares fazem uma promoção do tipo: bebida grátis pelos próximos 15 minutos. Um absurdo que leva jovens a coma alcoólico e problemas mais graves. Só esquecem que no caso de ficar bêbado mais rápido o vinho não seria a bebida mais indicada, já que o seu teor alcoólico raramente passa dos 14 %. Espero que encontrem uma solução que não prejudique os produtores de vinho!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...