quinta-feira, dezembro 10, 2009

COP 15 = Decepção

Viticultores independentes da França se juntaram ao Greenpeace para pedir ao governo francês atitudes positivas no COP 15, conferência sobre as mudanças climáticas, que acontece até dia 18 na Dinamarca. Os produtores disseram que as coisas estão evoluindo muito rápido em seus terroirs e não se pode perder tempo. As colheitas antecipadas e o amadurecimento acelerado das uvas já está sendo sentido. Os principais sintomas no vinhos são: baixos rendimentos, alta do teor alcoólico e perda do perfil aromático. Os mais prejudicados são os produtores da Borgonha, que chegam a prever o abandono da Pinot Noir se nenhuma atitude for tomada. Segundo os produtores é como se a Borgonha de repente virasse o Rhône, e no Rhône não existe Pinot Noir. O diretor do Greenpeace na França disse que o mundo tem apenas 4 ou 5 anos para diminuir a emissão de poluentes. Pelo que se viu até agora, os países ricos não querem ajudar!

Appellation Pouilly Fuissé Controlée

Pouilly e Fuissé são duas vilas distintas da região do Mâconnais. A superfície de vinhedos cobre4 villages. O que contribui para a fama da região são seus vinhos brancos chamados Pouilly Fuissé. Os vinhos são melhores se tomados pelo menos 5 anos após a safra. Digo após por ser um vinho que pode envelhecer por 20 anos ou mais.
Vale o aviso: Não confunda o Pouilly Fuissé (da Borgonha) com o Pouilly Fumé (do Loire).
Appellation:
Appellation Pouilly Fuissé Controlée
Localização: em torno de Mâcon
Villages: Fuissé, Chaintré, Solutré-Pouilly, Vergisson
Solo: Argilo-calcário
Superfície: 875 hectares
Produção: 5.8 milhões de garrafas
Variedade: Chardonnay
Tipo de vinho: Branco seco complexo
Guarda: de 5 a 20 anos de acordo com a qualidade e proposta do produtor
Boas safras: 2005, 2003, 2002, 2001
Aromas: amêndoa, avelã e flores brancas
Harmoniza bem com Ostras, peixes e frutos do mar, além de ser muito consumido com o queijo
da região, o Mâconnais.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...