quinta-feira, dezembro 03, 2009

Loteamento em Sauternes! Que Loucura!

A foto mostra a colheita manual das uvas atacadas pela podridão nobre, que dá a doçura incomparável aos vinhos da região. Parece brincadeira! Um dos terroirs mais importantes do planeta pode ter uma parte de 15 hectares transformada em loteamento. Os produtores de Sauternes estão furiosos com a prefeitura de Barsac, que pretende cometer o "crime". A briga promete ser dura. O plateau fica no meio de um terroir desejado por viticultores do mundo inteiro, de onde saem os vinhos doces mais importantes do planeta. Políticos são políticos aqui, lá, em todo lugar. Para os produtores da região se trata de um ataque insuportável.

Produtores de Vinho Estão Livres do Registro no MAPA

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento não vai mais pedir registro aos produtores estrangeiros para que os vinhos possam entrar no Brasil. Agora o produto será analisado na chegada, o que é muito mais simples e eficiente. No registro, os dados eram de uma safra qualquer, valia por 10 anos, e claro, como vinho não dá em fonte e não é água, nem Coca-Cola, todas as informações referentes a quantidade de açúcar, teor alcoólico, uvas que entravam no corte, etc... Não valiam mais. Gasto de papel impressionante! Decisão inteligente! Pena que para o consumidor não muda nada, apenas facilita o ingresso de novos produtos, o que já é muito bom!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...