sexta-feira, outubro 30, 2009

Quinta da Bacalhoa Tinto 2007 - Terras do Sado - Portugal


Cabernet Sauvignon (90%) e Merlot (10%) é considerado por muitos o vinho mais francês de Portugal. Corte bordalês da margem esquerda. Passou 11 meses em barricas novas de carvalho francês.
Vinho ainda jovem, com cor rubi bastante concentrada. No nariz tem mais características de novo mundo que alguns anos anteriores. Cereja, Groselha, Pimentão, alcaçuz e especiarias.
Na boca mostra a elegância de sempre. Elegância e equilíbrio. Boa acidez e taninos finos. Notas florais. O corpo é médio e o final também. Vai ficar muito melhor com certeza nos próximos 3,4 anos. É um clássico!

Alô Campinas!

O pessoal do Armazén Gourmet, que recebeu com tanta simpatia o Primeiro Encontro Enoblogs, faz hoje um jantar com degustação de vinhos argentinos com a presença do Enólogo dos vinhos Domados.
Serão servidos 5 vinhos e um jantar após a paléstra, com entrada, prato principal e uma sobremesa.
20:00hs no Armazém Gourmet
Valor por pessoa R$ 40,00.
Faça sua reserva na própria loja ou pelo fone: 19 3252.1488
Rua Olavo Bilac, nº 172 - Cambuí - Campinas

Fotos

Os Espumantes, Rosés, Brancos e Tintos da degustaçã

Uma Galeria de Arte Brasileira, Vinhos Franceses, Gente Interessada!

Ontem fui provar alguns vinhos da Cave Jado na galeria Jacques Ardies, na Vila Clementino. O ambiente é maravilhoso, arte brasileira nas paredes, vinhos franceses na taça e pessoas interessadas em desvendar mistérios da bebida. Um trabalho que enriquece todo o mercado do vinho!
Ali estavam dois assuntos que a elite pegou pra si, mas que é de todos. Engana-se quem quer tratar o vinho com snobismo. O vinho é um trabalho de agricultores, um companheiro das refeições de todas as classes, há milênios!
As barreiras de importação provocaram preços altíssimos e excluíram o povo desta bebida fantástica. Hoje temos vinhos bons e até ótimos a preços melhores, mas ainda com uma parcela grande para os cofres do governo.
Algumas importadoras fazem esse trabalho de formiguinha trazendo pessoas para o mundo do vinho, mostrando que basta gostar, basta provar, não precisa prática, nem habilidade, nem cursos, nada!
Importante é provar sem preconceito.
Provamos vinhos da Alsace, Languedoc, Sodoeste, Bordeaux e Rhône.
Destaco o Château Piron, um Bordeaux da AOC Montagne de Saint-Emilion. Vinho muito elegante com bom casamento entre os aromas de Cassis, groselha e couro. Um Merlot típico bordalês da margem direita com 15% de Cabernet Sauvignon.
Preço incrível, 59 reais.
Outro que é acima da média é o Côtes du Rhône do Domaine de la Graveirette.
Syrah e Grenache. Potente no nariz e na boca. Muito típico e interessante para quem quer conhecer os vinhos da região. Amora, mirtilo, menta. Na boca é apimentado, muitas especiarias. Eu gosto!
O Parker também gostou, mas a Cave Jado não usa isso para vendê-los. O mercado não pode ser guiado por uma só pessoa, não é verdade?
Também foi servido o Cuvée La Vigne Blanche, que ganmhou a degustação às cegas do Encontro Papodevinho, mas depois disso, uma disputa com 14 vinhos de qualidade, dispensa comentários.
A Jeanne e a Dorothée talvez não saibam, mas o mercado precisa delas. Simpatia, simplicidade e bons preços.
Sobre o local, vale o trecho daquela música do titãs: "A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte."
Os museus são baratos, não vai quem não quer!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...