sexta-feira, julho 03, 2009

Bajardo, Liguria. Dia 25 Tem Degustação lá!

Belo lugar para provar vinhos. O povoado de Bajardo está a 900 metros de altura e tem cerca de 300 habitantes. Uma degustação às cegas está marcada para este mês. Vai encarar?

Produtores presentes: - Gajaudo - Anfosso - Ka Mancine - Foresti - Pisano - Maccario-Dringerberg - Terre Bianche - Lupi - Aschero - Terre dei Doria - Calvini

Já Imaginou Receber Notas Acima de 90 de Robert Parker, Para Todos Os Vinhos Que Produz? Isabel e Claude Imaginaram!

foto tirada durante a Expovinis. Isabel é a segunda da esquerda para direita. Paolo Giusti da Azienda I Giusti e Zanza é o primeiro e Sophie et Laurent dos Châteaux Grand Bert e Grand Tuillac estão a direita.
No ano passado provei um vinho excepcional do Languedoc! Uma loja de Paris vendia o vinho e o vendedor me disse que ele estava em todos os restaurantes estrelados de Paris e que era uma verdadeira maravilha. Provei o vinho depois de um tempo, provei outros ao mesmo tempo, anotei sem me fixar na garrafa que estava bebendo, quando percebi, aquele vinho do Languedoc era o melhor, disparado. Tive a sorte de conhecer Isabel e Claude Fonquerle, Isabel veio ao Brasil para a Expovinis. O vinho não estava no Brasil, mas uma gentileza da importadora Santa Ceia, deixou que Isabel ficasse no Stand, mostrando seus vinhos. Acontece que o primeiro a provar, por direito e amizade, foi justamente Rogério Bertazoli (sócio da Santa Ceia Vinhos) e os funcionários da importadora. Isabel já tinha um importador. Os vinhos encantaram todos que tiveram a sorte de prová-los durante os 3 dias de Expovinis.
Ontem recebi um telefonema de Isabel. Os vinhos foram pontuados pela Revue du Vin de France, Wine Spectator (ainda não publicado) e Robert Parker. Os vinhos receberam as seguintes notas: Naïk Branco 2007 (91), Minervois Giocoso 2006 (91), Maestoso 2006 (92), Naïk 2007 Tinto (92), Maestoso 2007 (92), Minervois Giocoso 2007 (93), Minervois 2005 (93), Naïk 2006 Branco (94), Minervois Prima Donna 2007 (95).
Fiz algumas perguntas para Isabel e Claude. Aí estão:
Desde o inicio, a prioridade pra vocês foi a qualidade?
O objetivo é: preservar as características quentes dos vinhos do sul da França, mas também acrescentar fruta, elegância, pureza, complexidade e a precisão. Esta é a ambição.
Quem é o maior responsável quando se faz um vinho que recebe uma nota 95? O vinho Cuvée PRIMA DONNA, 95 pontos Robert Parker, é resultado do terroir principalmente, diria 99%. Para que haja uma nota como essa é preciso uma integração do terroir, do homem, do clima e das castas.
Qual foi a safra inesquecível desde que começaram o trabalho? Desde 2002, as melhores foram 2007 e 2006 e a pior de todas foi a de 2002.
Qual a sensação de receber tantas notas altíssimas do mais famoso crítico do mundo? Notas como estas, tão altas, em revistas internacionais, trás principalmente uma sensação de reconhecimento do trabalho que começa no cultivo e só termina na mesa do consumidor final.
O vinho de agricultura biológica ou biodinâmica dá qualidade ao vinho ou é a qualidade do vinho que pode mostrar que existem vinhos "biô" de qualidade excepcional? Sobre os vinhos biô, é a qualidade que pode mostrar se existe um vinho "biô" excepcional.
Depois de receber estas notas, que incluem um 95, qual é o tamanho da responsabilidade para as próximas safras? Nos vamos agora reforçar todo o sistema: Cultura, vinificação e cultivo, já colocados em prática (sobretudo a cultura).
Os vinhos Chegam ao Brasil em breve, pela Santa Ceia Vinhos. http://www.santaceiavinhos.com.br/

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...