sábado, setembro 07, 2013

Viña Cobos, do Grande Paul Hobbs, no Encontro de Vinhos Belo Horizonte



Uma coisa é verdade, onde tem as mãos do norte americano Paul Hobbs tem vinho de qualidade.
Claro que alguém pode não gostar de um vinho ou outro, questão de gosto.
Mas Paul Hobbs, que algumas vezes já recebeu 100 pontos de Robert Parker por alguns de seus vinhos, é realmente um grande enólogo.
Para o Encontro de Vinhos BH, um pouco do enólogo americano e uma boa mostra do trabalho dele, estará com a Viña Cobos, de Mendoza.
Um super reforço!!!
Dia 14 de Setembro, das 14 às 22 horas, no Hotel Mercure Belo Horizonte Lourdes, na Avenida do Contorno, 7315 - Lourdes. 
Ingressos no dia da feira: 60 reais.
Ingressos comprados pelo site 50 reais:  http://www.encontrodevinhos.com.br/venda-de-ingressos/ 
Sócios da Sbav ou ABS: 30 reais.

Miolo Lote 43 - 2011 - Serra Gaúcha - Brasil - O vinho que venceu argentinos e chilenos no Challenge Wine In




Assim como fiz com o DNA da Pizzato, reproduzo aqui minha nota e impressões na degustação às cegas que aconteceu no Challenge Wine In, no mês passado, em São Paulo.

É um corte bordalês (Cabernet Sauvignon/Merlot).
No nariz é um vinho complexo, com aromas de ameixa seca, geleia de amora, cassis, mentol, couro e funghi.
Na boca é elegante, tem bom volume, encorpado, taninos finos e provavelmente é um vinho que vai envelhecer muito bem.
O final é longo.

91/100 pontos






Vinho tinto pode ajudar na prevenção do diabetes tipo 2


Um dos principais fatores de risco para o diabetes tipo 2 é o acúmulo da gordura visceral, ou seja, a gordura acumulada na região abdominal que também se concentra no fígado e entre os intestinos. Essa gordura obriga o pâncreas a produzir cada vez mais insulina para que a glicose consiga entrar nas células, o que estimula uma série de mudanças no metabolismo, como aumento da pressão arterial e das taxas de colesterol no sangue. Portanto, o ganho de peso pode significar o aumento da gordura visceral e, consequentemente, do risco de diabetes tipo 2.

Hábitos saudáveis e alimentação balanceada são excelentes aliados na prevenção do diabetes tipo 2, além de outras doenças.

Se beber, vá de vinho tinto!
Várias pesquisas já comprovaram os benefícios do vinho tinto à saúde, desde que consumido moderadamente. Por isso é possível considerar uma taça ao dia como um aliado na diminuição do risco de diabetes tipo 2. Porém, além do teor alcoólico, o vinho também pode ser extremamente calórico. Portanto, o exagero não só não reduz as chances do diabetes, como também eleva o risco.

Perca a barriga! Peso normal, mas barriga saliente, aumenta o risco de doença cardiovascular; faça 30 minutos de atividade física diária; durma bem; controle o stress; faça 6 pequenas refeições durante o dia, com calma, mastigando bem os alimentos; evite comer gorduras; prefira alimentos integrais; coma: frutas, mas não exagere, pois elas têm muito carboidrato e frutose (tipo de açúcar), queijo e iogurte, com moderação, amêndoas; Beba café descafeinado.

Saúde!


Fontes: Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); Centro de Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Hospital Albert Eistein; Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Conversei sobre o Alentejo com o crítico português Rui Falcão

Depois de provar grandes vinhos alentejanos, conversei com o Rui Falcão.
Ele me contou curiosidades sobre o Alentejo, desde a proibição do plantio e cultura da vinha na época da ditadura, com a alegação de que o Alentejo seria ideal para outras culturas, até a chegada do primeiro vinho no Brasil e a produção de vinhos em ânforas de barro.


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...