domingo, janeiro 10, 2010

DENOMINAZIONE DI ORIGINE CONTROLLATA DOLCETTO DELLE LANGHE MONREGALESI"


Mais uma DOC exclusiva para a variedade Docetto. Os vinhos Dolcetto delle Langhe Monregalesi são produzidos ao longo da margem direita do rio Tanaro, formando uma espécie de península, na qual estão localizados todos os municípios vinícola da província de Cuneo. É ali, no distrito montanhoso de Mondovì, Briaglia, Castellino e Tanaro.
A variedade é bastante sensível às variações geológicas dos terrenos em que é plantada e o vinho fica diferente de acordo com a natureza do solo, mesmo quando vinhas estão situadas a poucos quilómetros de distância.
A Dolcetto se adapta bem a altitudes mais elevadas de modo que é frequentemente encontrado em altitudes de até 600 metros no Alto Monferrato.
Segundo alguns especialistas, a variedade originária da França, mas a teoria de que a Dolcetto apareceu pela primeira vez por volta do ano 1000 no Monferrato é muito mais provável.
A
Dolcetto conseguiu estabelecer uma boa imagem como um vinho que pode ser bebido durante a refeição. Também é apreciado como um vinho vivo e perfumado com características proeminentes.

Área de produção: o "Dolcetto delle Langhe Monregalesi DOC" é produzido nas cidades de Briaglia, Castellano Tanaro, Igliano, Marsaglia, Niella Tanaro e parcialmente nas cidadees de Carrù, Mondovì, Murazzano, Piozzo, S. Michele Mondovì e Vicoforte. Zona chamada omissis.
Solo: argilo-calcário ou calcário-silicioso
Variedade: Dolcetto

As operações de vinificação e envelhecimento obrigatórias devem ser realizadas dentro dos territórios das províncias de Cuneo, Imperia, Savona.
O vinho do Dolcetto Langhe Monregalesi "no momento do consumo deve atender as seguintes características:
Cor: vermelho rubi
Odor: vínico, agradável, característico
Sabor: seco, agradavelmente amargo, acidez moderada, bom corpo
teor mínimo de álcool no total: 11 graus
Guarda: deve ser consumido jovem
Harmoniza bem com frango, vitela, costeleta à milanesa, massas e pizzas (é considerado o companheiro perfeito, mas as maravilhosas pizzarias brasileiras ainda não descobriram isso!)

Crise Mundial Afetou a Maior Do Mundo

A maior empresa vitivinícola do mundo, a Constellation Brands, enfrenta um momento difícil, mas avisou que teve um aumento de vendas de 12% no território europeu. Os executivos da empresa admitiram que houve uma maior penetração de seus produtos no mercado também por causa de uma baixa nos preços. A empresa que produz os vinhos Kumala, Robert Mondavi e a cerveja Corona, entre outros negócios no mundo inteiro, disse que a crise mundial derrubou as vendas em 4% no total.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...