sexta-feira, dezembro 06, 2013

Ibravin começa campanha em Rádios e TVs do Rio Grande do Sul - Veja o anúncio!

Sempre achei que a televisão era o melhor caminho para popularizar o vinho.
As novelas fazem gratuitamente, revistas e blogs especializados sempre escrevem sobre vinhos brasileiros como conteúdo e não como propaganda, mas uma bela campanha com boas imagens e na tv tem outra força.
O título é o politicamente correto Beba com Moderação transformado em Beba com Descontração.
A Campanha está no ar no Rio Grande do Sul. Foram investidos 1 milhão de reais 700 mil do Ibravin e 300 da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul.
Agora sim, vamos ver o comercial:

Curiosidades sobre os espumantes - Parte 1 - As Borbulhas: quantidade, velocidade...



Sabia que numa taça de um bom espumante pode ter 2 milhões de borbulhas?
Claro que não vale a pena tentar contar, mas teve gente que já calculou isso e divulgou esse numéro, pouco útil e prático, mas interessante.
Também se sabe que quanto mais estreita a taça, mas numerosas são as borbulhas, já que a evaporação do gás carbônico em taças mais abertas e grandes é muito mais rápida e as borbulhas desaparecem mais rápido.
Outra curiosidade é que se as borbulhas parecem apressadas para chegar até a superficie, a verdade é que a média de velocidade delas é de meio quilômetro por hora.
Também é fato que, quanto mais alta a taça, mais rápida é a subida.

Alemães querem a pureza da cerveja como patrimônio imaterial da UNESCO.


Os cervejeiros alemães querem registrar na UNESCO os 4 ingredientes de pureza da cerveja, descritos em um decreto assinado na Baviera no começo do século 16.
O decreto limita a produção da cerveja a 4 ingredientes (ah, se isso funcionasse no Brasil, onde o milho impera nas grandes marcas...): cevada (*malte), lúpulo, água e fermento (levedura).
Embora a regra da Baviera tenha sido relaxada, cerca de 5000 produtores alemães só utilizam os 4 ingredientes.
Para o Presidente da Federação, Hans-Gerog Eils, o reconhecimento da UNESCO dos ingredientes como patrimônio imaterial, seria uma honra e uma motivação aos produtores.
Agora é esperar a decisão da organização, que tem sede em Paris.


*A cevada fornece uma farinha alimentícia e o produto resultante da germinação artificial dos grãos é o malte, utilizado na fabricação da cerveja.

O Vinho e a Pintura - Série sobre Baco - Karl Truppe


O austriaco Karl Truppe nasceu em 2887 e morreu em 1959
Título: Bacchus and Ariadne

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...