segunda-feira, dezembro 29, 2014

Château de Pressac 2005 - Saint-Emilion Grand Cru


O Château de Pressac é da idade média, foi renovado várias vezes, e vendido pelo Sieur d'Anglade para Jean-Marc Constantin (capitão do regimento de Marmande) em 1775.
Foi local da rendição inglesa no final da guerra dos 100 anos (em 1453), após a batalha de Castillon (batalha que decidiu a guerra em favor dos franceses).
Na época o comprador escreveu: "Pressac é um velho château, com partes caídas em ruínas, e na frente um fosso, alojamento para trabalhadores agrícolas, adegas e um patio, tudo cercado por paredes..."
O interessante hoje é que eles tocam música nos vinhedos (já ouvi casos de música na sala de barricas, mas nos vinhedos é a primeira vez) para agradar os ouvidos das plantas.
Elaborado principalmente com Merlot, mas também Cabernet Franc, uma parte bem menor de Cabernet Sauvignon, muito pouco de Malbec e menos ainda de Carménère (sim, a história de que só existe Carménère no Chile não é verdade. Sobraram poucos, mas sobraram).
Esse vinho com quase 10 anos, derruba a tese de que os bons Bordeaux estão maduros com uma década.
Muita gente acredita nisso, eu também, já que não gosto de deixar os vinhos passarem do ponto, quando as notas primárias e a fruta desaparecem ou ficam muito tímidas.
No ponto ideal, se tem fruta, notas mais complexas da maturidade, tudo no ponto certo.
Esse me quebrou.
Estava jovem como se estivesse saído da barrica.
No nariz notas de amora, cereja, cassis, tabaco, madeira, chá preto, baunilha e leve chocolate amargo.
Na boca é seco, encorpado. Bastante taninos (textura fina), secam a boca, mas a acidez chega também com força para equilibrar.
Tem estrutura, equilíbrio, mas deve ficar mais elegante com mais tempo em garrafa.
Eu esperaria mais 10 anos e teria um outro vinho.
Final longo.
Preço: cerca de 30 Euros na França
Nota 91/100

O Vinho e a Pintura - Michel Tolmer - 6


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...