segunda-feira, maio 03, 2010

Champagne Parte 5 - Tipos de Champagne




Blanc de Blancs:

Champagne elaborada apenas com a variedade branca Chardonnay. Em outras regiões, os espumantes chamados blanc de blancs são elaborados com variedades brancas, normalmente Chardonnay e alguma outra. No caso do Champagne, um Blanc de Blanc é normalmente mais caro e mais delicado que uma champagne clássica. É muito apreciado na França como aperitivo.




Blanc de Noirs:
Elaborado unicamente com as variedades brancas Pinot Noir e Pinot Meunier. Como o vinho não fica em contato com a casca a Champagne é branca. Normalmente os Blanc de noirs utilizam apenas a Pinot Noir.




Champagne Rosé:
A Champagne rosé é elaborada com as variedades Chardonnay e Pinot Noir. Diferente do que deve ser feito em vinhos rosés (que ficam um tempo menor em contato com as uvas tintas) no caso das Champagnes rosées é autorizado e utilizado o método de mistura de vinho tinto ao vinho branco no momento do corte (assemblage). Normalmente é utilizado o vinho tinto de Bouzy, outro vinho tranquilo da região de Champagne a base de Pinot Noir. Não é o caso do Rosé de Riceys, que é um rosé verdadeiro com método tradicional.






Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...