terça-feira, abril 06, 2010

Empório Sorio Leva para Expovinhoff Discipulo do Grande Emile Peynaud

O grupo UVAL (Union des Vignerons du Levant) teve origem em 1975, no Nordeste da Ilha de Córsega, próximo a Bastia e ao Cap Corse. Desde então, sob o comando de Alain Mazoyer (que estará na Expovinhoff apresentando os vinhos às 15:20 na sala de palestras), enólogo formado em Bordeaux por Emile Peynaud (um dos maiores nomes da história do mundo vinícola) e atual diretor, o grupo não para de inovar e pesquisar novos caminhos para a videira e o vinho. Em 1979, enfrentando inúmeros obstáculos, o Grupo UVAL introduziu na Córsega a uva Chardonnay, criando o conceito de vinhos varietais com uvas do continente. Em 1981, a primeira colheita de Chardonnay é realizada e revela a qualidade e o potencial do solo para o cultivo desta casta. O sucesso da Chardonnay impulsionou a busca por novas uvas o que resultou em experiências, também de sucesso, com as variedades Cabernet Sauvignon e Merlot. No ano de 1986 foi a vez da uva Pinot Noir. Apesar de toda a dificuldade de adaptação e cultivo desta casta, os viticultores do grupo acreditaram no futuro promissor desta variedade na Ilha. A experiência foi um grande sucesso e hoje a Uval é considerada a melhor produtora desta uva em todo o sul da França. O grupo UVAL possui atualmente, 1300 hectares de vinhedos (sendo que 242 são destinado aos vinhos AOC), aproximadamente sessenta viticultores, atingindo uma produção anual média de 100 000 hectolitros, o que corresponde a 25% da produção total dos vinhos da Ilha. Com a constante procura por qualidade e o profundo apego local, o Grupo UVAL é impulsionado pela paixão por grandes vinhos e pela Córsega. É devido ao seu dinamismo e à inovação técnica e comercial que o Grupo UVAL fez sua imagem. Seu objetivo é propor produtos autênticos representativos da tipicidade das castas autóctones (Niellucciu, Sciaccarellu, Vermentinu) com excelente relação qualidade/preço, além dos produtos elaborados a partir de castas bastante conhecidas, mas que revelam uma nova expressão na Córsega. Os vinhos de castas fizeram o renome do Grupo UVAL, que hoje oferece uma variedade de vinhos de qualidade e originalidade. Foi com este Grupo inovador e experiente que iniciamos nossa missão de introdução de vinhos da Córsega no Brasil. Com 13 rótulos diferentes, de grande caráter e qualidade, a Emporio Sorio e o Grupo Uval pretendem surpreender os amantes do vinhos com o verdadeiro sabor da Córsega.

Domaine Orenga de Gaffory Criado nos anos 60 sobre os solos argilo-calcarios de Patrimônio, os vinhedos de propriedade do Domaine Orenga de Gaffory ocupam uma superfície de 72 hectares entre as comunas de Saint-Florent, Patrimonio, Oletta, Barbaggio et Poggio d’Oletta. Esta repartição geográfica traz grandes benefícios na elaboração dos vinhos, pois proprociona ao Domaine uma excelente diversidade de micro terroirs, permitindo abusar das assemblage, da criatividade e da multiplicidade de produtos obtidos. As diferentes parcelas dos vinhedos são plantadas com as mais nobres e tradicionais uvas da Córsega - Vermentinu: para a denominação de origem controlada dos vinhos brancos de Patrimônio. - Niellucio: para a denominação de origem controlada dos vinhos tintos e rosés de Patrimônio. - Muscat à petits grains: para a denominação de origem controlada dos vinhos brancos de sobremesa, Muscat du Cap Corse. Diferente das demais denominações de origem da Ilha, a uva Sciaccarellu, famosa por sua tipicidade e frescor e responsável pelos exóticos vinhos rosés, é muito pouco cultivada nesta região, sendo raramente utilizada em pequenas proporções em corte com a uva Niellucciu. Outra particularidade de Patrimônio é a forte presença da uva Grenache, que por sua boa adaptação é também permitida em complemento às uvas principais, sendo limitada a 10% para a denominação de vinho tinto e a 20% para a denominação de vinho rosé. Com equipamentos de vinificação bastante modernos, como prensas pneumáticas, tanques de inox que regulam a temperatura e armazéns climatizados, o Domaine Orenga de Gaffory se tornou uma referência dentre os produtores de Córsega e de Patrimônio, com produtos de alta qualidade e reputação no mercado mundial. Com rótulos meticulosamente selecionados, de grande caráter e personalidade, a Emporio Sorio e o Domaine Orenga de Gaffory pretendem surpreender os amantes do vinho com o verdadeiro sabor da Córsega.

http://www.emporiosorio.com.br/

http://www.orengadegaffory.com/

Bag-in-Box Um Sucesso Internacional Que Ainda Não Pegou No Brasil

Li no blog do meu amigo Guilherme Lopes Mair - http://www.umpaposobrevinhos.com.br/ - sobre a morte do inventor do Bag-in-Box, Thomas Angove. A invenção já tem mais de 45 anos é um sucesso no mundo inteiro e ainda não pegou no Brasil. Uma pena, pois o vinho para o dia a dia fica mais barato na caixa de papelão e dura quase um mês. Ontem recebi a noticia de que a Veneto mercantil, empresa que atende mais de 500 vinícolas brasileiras, está vendendo Bag-in-Box também para sucos de uva. Pode ser um bom começo para que o consumidor veja as qualidades da embalagem. Claro que grandes vinhos precisam de grandes garrafas, rolhas de cortiça e de qualidade e tudo que mantenha a tradição. Mas vinhos para o dia a dia precisam ser bons e baratos. O bag-in-box é um caminho.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...