quinta-feira, abril 21, 2016

Strane Cabernet/Merlot 2012 - Tinto - DOC Istra - Eslovênia





O Strane é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot.
No nariz tem intensidade aromática média.
Notas de frutas negras, mas principalmente estábulo, presunto cru...
Isso se chama Brettanomyces, o famoso Brett.
O Brett, considerado na teoria um defeito, é também admirado por muitos.
Está presente em algumas cervejas e eu particularmente não me incomodo e não encaro como problema.
Para saber mais sobre o Brett, recomendo este artigo do site Artwine, escrito pelos professores Mário Telles Jr e Hélio Eduardo P. Guedes - http://www.artwine.com.br/edicoes/wine-style-2-brettanomyces-heroi-ou-vilao.pdf.
Na boca o vinho é seco, tem bom equilíbrio.
Tem corpo médio, taninos com textura macia (médio), acidez em equilíbrio com o vinho (média), sensação alcoólica média, boa intensidade de sabor (média+).
As notas de carne defumada e estábulo dominam também o palato, em segundo plano frutas negras e especiarias.
Boa persistência (média+).
Nota: 88/100
Importador no Brasil:
Mihael Margon
LONMAR d.o.o.
Vojkovo nabrežje 38
6000 Koper - Slovenija
Tel: +386 51 346143
Tel.Brasil: +55 64 92958008




Joël Robuchon, chef mais estrelado do mundo, deixa restaurante de Bernard Magrez, em Bordeaux






Joël Robuchon (dir. na foto), não comanda mais a cozinha do La Grande Maison, do famosíssimo Bernard Magrez (esq. na foto), dono de 4 Grands Crus Classés em Bordeaux.
Robuchon foi chamado por Magrez para abrir o La Grande Maison, em dezembro de 2014 com o objetivo de conseguir 3 estrelas Michelin (o restaurante tem 2).
Magrez decidiu interromper a parceria, por não ter atingido o objetivo econômico que esperava, com perdas que chegam a 2 milhões de euros.
Robuchon e Magrez, devem escolher juntos o novo chef, como sinal de que não houve nenhuma mágoa entre eles no desfecho da parceria.
Inclusive, os vinhos de Magrez continuarão nas cartas dos restaurantes comandados por Joël Robouchon, que aos 71 anos, comanda restaurantes em Paris, Las Vegas, Londres, Mônaco, Tóquio, Hong Kong, Macau, Bangkok, Cingapura e Taipé.
O menu do La Grande Maison sofrerá mudanças, com apenas 15 opções de alta gastronomia e 25 dedicados a cozinha mais modesta e preços de menus entre 40 e 60 euros.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...