sábado, janeiro 20, 2018

Morreu Paul Bocuse






Aos 92 anos, considerado o chef do século pela Instituto de Culinária da América, o grande Paul Bocuse morreu.
Ele sofria do Mal de Parkinson e morreu hoje no seu restaurante Auberge du Pont de Collonges, em Collonges-au Mont-d'Or, vilarejo perto de Lyon.
Paul foi o transformador da Nouvelle Cuisine, junto com os chefs Jean e Pierre Troisgros (pai do Claude), Michel Guérard, Roger Vergé, Alain Chapel e Paul Haeberline.
O termo Nouvelle Cuisine foi criado pelos críticos Henri Gault e Christian Millau (do Guia Gault et Millau).
Em 1959 Paul conquistou sua primeira estrela Michelin, logo chegou às 3 estrelas, que segura por mais 40 anos consecutivos.
Paul Bocuse recebeu a medalha da Legião de honra da França, das mãos do presidente Valéry Giscard d'Estaing, que emprestou o nome VGE para uma sopa de trufas, até hoje servida no restaurante.
Paul também teve uma história no Brasil, quando o Hotel Meridien Copacabana inaugurou o Le Saint Honoré e contratou o Chef como consultor.
Com ele vieram os chefs hoje radicados no Brasil, Laurent Saudeau e Claude Troisgros.
Hoje o Grupo de Bocuse tem cinco restaurantes e um concurso de gastronomia, o Bocuse d'Or.
O filho, Jérôme Bocuse é o responsável pelo grupo e já comanda os restaurantes há algum tempo,  devido aos problemas de saúde do pai.
Um gênio que foi morar no céu.







Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...