quinta-feira, julho 16, 2009

Ferratus 2004 - Tinto - Ribera del Duero - Espanha



Um dos melhores vinhos espanhóis da atualidade. Produzido pelas Bodegas Cuevas Jiménez. São 3 hectares de vinhedos e uma produção de 30 mil litros. Passou 14 meses em madeira. 80% em carvalho frances e 20% em carvalho americano.
Feito com Tempranillo 100%, o vinho tem cor cereja, bem intenso. No nariz amora, cassis, violeta, mirtilo, especiarias e notas minerais. Com o tempo e algumas voltas no copo aparecem notas de chocolate amargo, cravo e torrefação. Na boca mostra muita potencia e capacidade para envelhecer. Muito bons taninos e acidez. Final longo.

Merlot - Características Olfativas

O Merlot em alguns países parece sem muito corpo e bastante frutado, em Bordeaux os vinhos da margem direita, onde a Merlot entra com a maior porcentagem no corte, são macios e encorpados, prontos para envelhecer muitos anos. É assim também com alguns 100% Merlot do Pomerol, como o mítico Chateau Petrus. Nos Estados Unidos caiu em desgraça depois do filme Sideways, mas as vendas já voltaram ao normal. Afinal é uma das principais variedades do mundo do vinho. Para o vinho brasileiro, alguns apontam como a que melhor se adaptou ao país (opinião inclusive do francês Michel Roland que trabalha com os vinhos da Miolo e é do Pomerol). Merlot que se apresente tem notas de amora, cassis, ameixa, framboesa e caramelo. Quando envelhecido em boas barricas sente-se funghi, trufas e couro.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...