domingo, abril 12, 2009
Expovinis É A Festa Do Povo do Vinho?
Ontem recebi um comentário anônimo dizendo que a Expovinis não é uma feira de negócios e sim uma feira para consumidores sedentos. Não tiro a razão do comentarista. Apenas acrescento que não somos ainda um país tradicional na produção de vinhos, por isso, a feira se concentra em stands de importadores (que servem consumidores e alguns donos de restaurantes e lojas que rendem apenas pequenos negócios) e alguns poucos stands de produtores, os brasileiros e algumas delegações de regiões como Mendoza e também este ano teremos um stand do consulado francês. Das principais feiras a Vinexpo e a Vinitaly (foto), por exemplo, são países tradicionais na produção de vinhos e por isso são repletas de produtores que com certeza fazem grandes negócios em exportações. Acredito que o comentarista anônimo seja um importador, pois os importadores estão desaparecendo da Expovinis ano após ano. Por outro lado acredito que vale a pena pensar no consumidor. Ele conhecendo os vinhos passa a comprá-los, sendo bem tratado em um stand, passa a frequentar a importadora e mais ainda, passa a cobrar a presença daquela marca junto aos comerciantes onde costuma comprar seus vinhos. Algumas importadoras são menos conhecidas que alguns vinhos que importa, e isso prejudica a credibilidade dela. Não fica relacionada a vinhos de qualidade. Abaixo o comentário, que aliás agradeço. Todas as opiniões são muito bem vindas e não são filtradas .
comentário postado ontem:
Algumas feiras mundiais são importantes e geram resultados nos negócios (Vinexpo, Vinitaly). Outras como a Expovinis geram apenas muita "felicidade" para os consumidores de vinhos que vão frequentar a mesma para beber. Raros são os negócios que ocorrem. Se a organização pudesse direcionar seu foco convidando e atraindo, para os dois primeiros dias do evento, compradores e negociantes em potencial, Esse evento iria crescer bastante. Hoje funciona mais como uma exposição de produtos e não feira de negócios.
Alô Galera da Cerveja, Venham para o Mundo do Vinho!
Essa latinha é como se falasse a frase acima. É refrescante como a cerveja, vem em lata como a cerveja, e também é loira, talvez um pouco mais clara!
O vinho frisante já é bastante consumido pelos brasileiros. Frascati, Lambrusco, nomes conhecidos e bastante vendidos por supermercados.
O Brasil tem uma capacidade reconhecida para produção de bons espumantes, uma acidez perfeita com uvas colhidas na hora certa para este tipo de vinho.
Provei numa dessas degustações de supermercado o Glamm.
A latinha tem dentro um vinho refrescante e frutado. É produzido em Caxias do Sul em parceria com vinícolas da região. A praticidade da latinha pode aumentar o consumo do vinho e isso é bastante positivo. Também os amantes de cerveja podem ficar atraídos por algo que não seja amargo e que seja igualmente refrescante. Bela iniciativa!
www.glamm.com.br | Tels: (11) 2892 -9193 / 2892 -9493.
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