quarta-feira, dezembro 14, 2011

Saiba as diferenças entre as culturas: Orgânica ou Biológica, Biodinâmica, Agricultura Consciente e Convencional


1. Agricultura Convencional :
A agricultura convencional privilegia os rendimentos. É a mais utilizada no mundo todo.
Os produtos químicos são usados regularmente e as plantas que nascem entre os vinhedos são destrui8das também por produtos químicos.
2. Agricultura Consciente :
Começou nos anos 90, a agricultura consciente (chamada raisonnée na França) possui um reconhecimento oficial desde 2001.
O produtor precisa se enquadrar numa visão de respeito ao meio ambiente. É uma atitude voluntaria sem nenhuma obrigação ou controle.
Algumas instituições e sindicatos locais incentivam a prática procurando convencer o maior número de produtores a aderir a causa.
Na prática, os vinhedos são tratados com produtos químicos somente quando há necessidade e com produtos que causam menos danos ao meio ambiente.
As plantas e ervas entre os vinhedos são eliminadas quimicamente ou mecanicamente, mas alguns produtores optam por não eliminar as ervas e plantas. Para muitos é um passo a caminho da agricultura biológica.
Existe um selo de controle chamado Terra Vitis.
3. Agricultura biológica ou Orgânica :
A agricultura biológica tem como base a não utilização de produtos químicos, pesticidas, fungicidas ou fertilizantes.
Para conseguir uma certificação, as propriedades precisam de 3 anos de controle regular pelas associações, tempo em que a terra é recuperada dos produtos químicos usados no passado.
A primeira colheita certificada como "Bio" será a quarta sem utilização de nenhum produto químico. A prática exige mais investimento em mão de obra.
Os vinhedos são tratados com produtos de origem natural para ajudar as plantas a se defender sozinha. Só produtos orgânicos podem ser usados.
Nesse caso a luta contra as doenças fica mais delicada, por isso algumas regiões como o Languedoc Rousillon as condições são muito mais favoráveis pelo clima do que no Loire, Champagne ou o Vale dos Vinhedos, por exemplo.
Fungicidas a base de enxofre e cobre são autorizados. Como a Calda Bordalesa (leia: http://papodevinho.blogspot.com/2011/03/o-que-e-calda-bordalesa-como-se-prepara.html) , por exemplo.
A certificação mais importante é a Ecocert.

4. O Biodinamismo :
O biodinamismo é a cultura mais interessante entre os métodos de agricultura biológica.
Apoiado nos estudos do austríaco Rudolph Steiner, fundador nos anos 20 da antroposofia.
A terra é vista como um conjunto vivo e o viticultor se esforça em favorecer a vida do solo que em troca lhe darão boas uvas.
O conceito de Rudolph Steiner não foi criado especificamente para as uvas, mas para todo tipo de cultura.
O biodinamismo foi desenvolvido nos anos 80, na França, por Nicolas Joly que converteu sua propriedade La Coulée de Serrant em biodinâmica. O número de propriedades biodinâmicas é minoritário (10% entre os orgânicos).
Por outro lado, são muito bem vistos e normalmente associados a vinhos de qualidade.
Preparados naturas são utilizados em doses homeopáticas para tratar os vinhedos e dar vida ao solo.
Os vinhedos precisam de muito trabalho, podas e colheitas respeitam as fases da lua.
Como nos vinhedos orgânicos a Calda Bordalesa é autorizada contra o Míldio.
A instituição que certifica é a Demeter (nome da deusa grega da agricultura).
Uma observação importante que muita gente faz confusão: Todos estes métodos utilizam o enxofre para conservar os vinhos. alguns mais, outros menos.
 Produtores orgânicos e biodinâmicos usam leveduras do próprio vinhedo (indígenas).
O vinhos sem enxofre, que normalmente é utilizado por suas propriedades anti sépticas e anti oxidantes, são raros e cercados de desconfiança. O enxofre estabiliza os vinhos, mas é prejudicial a saúde. Se a dose for alta, certamente o vinho vai causar dores de cabeça e até alergias, mas os bons produtores utilizam práticas que cada dia mais diminuem o uso do produto. A maioria absoluta de produtores utiliza uma quantidade bem baixa.
Por tudo isso, alguns produtores se aventuraram em não usar o enxofre durante a vinificação.
Alguns bars à vins de Paris oferecem estes vinhos.
Eles exigem condições absolutamente impecáveis de vinificação, um deslise e todo o vinho é perdido. Além disso, as condições de estocagem e conservação não podem passar os 14 graus de temperatura, uma condição que a maior parte dos lojistas ou consumidores não pode oferecer.
Se por um lado alguns desses vinhos ditos sem enxofre apresentam boa expressão, outros demosntram desequilíbrio importante e oxidação prematura.
Os brancos são mais sensíveis a essa oxidação, pois os taninos dos tintos protegem melhor os vinhos do efeito da oxidação.
Para se ter uma ideia, os brancos sem enxofre podem mudar de cor e oxidar em poucos minutos enquanto está na taça.
Nos melhores casos isso traz aromas de nozes e nos casos mais comuns aromas de fermento, estábulo e maça cozida.
A luz também provoca muito mais estragos em vinhos sem enxofre. Uma vez na Vinitaly, um produtor levou vinhos sem enxofre e as garrafas eram pretas, completamente vedadas.
As condições de higiene da vinícola teria que ser impecável.
O termo: Vinhos sem Enxofre (Vin sans soufre) é inadequado, já que a própria uva pode conter enxofre. O correto seria vinho sem adição de enxofre.
O enxofre existe no vinho sob duas formas:
1. Enxofre combinado: Valor que engloba o enxofre natural ou adicionado, que está associado a outros elementos que constituem o vinhos, como açúcar, álcool ou leveduras.
2. Enxofre Livre: que é o enxofre que sobra do que foi adicionado, sem controle, pode provocar doses acima do normal provocando dores de cabeça e estômago.
O total é a soma do enxofre livre e combinado que na proporção normal deve ser de 1/3 de livre e 2/3 do combinado.
Vamos aos números utilizando como base um vinho branco seco:
Norma europeia: < 210 mg/L
Norma do Demeter (biodinâmico): < 90 mg/L
A menção no contra rótulo: Contém sulfitos deve constar sempre que o valor ultrapassar 10 mg/L. Os limites são importantes por questões de saúde, não importando para o quesito degustação. As informações são úteis a pessoas alérgicas ao enxofre.

O Vinho e a Pintura - Kathleen Madison Moore - 31

Homenagam ao pintor simbolista austríaco, Gustav Klimt.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...