segunda-feira, dezembro 07, 2009

7 Blogueiros, 12 Vinhos, 13 garrafas...

A escolha do Varanda Grill para uma confraternização de blogueiros do vinhos não poderia ser melhor. O sommelier Thiago Locatelli é de uma competência impressionante, a adega do restaurante está entre as melhores do Brasil (se não for a melhor), as carnes servidas no restaurante são acima de qualquer comentário e se o assunto é o vinho, melhor ainda. Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Cláudio do Le vin au Blog, que veio do Rio de Janeiro para o encontro.
Lá estávamos nós: João Felipe do falandodevinhos.wordpress.com , Cristiano Orlandi do vivendovinhos.blogspot.com, Daniel Perches do vinhosdecorte.com.br, Cláudio do levinaublog.blogspot.com, Alexandre Frias do diariodebaco.com.br e Paulo Queiroz, do nossovinho.com.
Foram 12 garrafas: Brédif Vouvray Brut (duas garrafas), Prios Maximus Roble Crianza, Erasmo, Abadia de San Quirce, Quinta da Leda, Afincado, Juan Rojo, Montus, Lucarelli Primitivo, John Duval.
Quantidade suficiente para um almoço inesquecível.
Enquanto comentávamos sobre os melhores do dia e o Quinta da Leda estava sempre na lista dos top 3, o Paulo pediu a carta de vinhos, chamou o Thiago e poucos minutos depois lá estava uma garrafa do Tignanello. Uma das jóias supertoscanas saídas dos vinhedos da família Antinori.
Sem comentários!
Bom perceber que os outros não fizeram feio. Alguns chegaram bem perto!
Mas o Tignanello!!!

Começa Hoje em Copenhage Conferência Sobre As Mudanças Climáticas. Viticultores Estão Preocupados

Começa hoje e vai até o dia 18 a conferência da ONU sobre as mudanças climáticas. Alguns grandes produtores viajaram pra lá. Fazem o que podem para evitar que suas regiões produtoras não percam importância para a próxima geração (isso mesmo, no singular). Este ano as colheitas na Europa adiantaram de 15 a 30 dias dependendo da região. As uvas estavam maduras por fora e com as sementes ainda verdes, o que desequilibra os vinhos e torna os taninos mais pegajosos.
Na verdade poucos acreditam em decisões importantes dos maiores poluidores (Estados Unidos, por exemplo).
Vamos torcer para que o tempo não seja tão curto pra que a situação seja revertida e que a Borgonha continue sendo a Borgonha, o Duero continue sendo o Duero e assim por diante.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...