terça-feira, setembro 28, 2010

Contrariando as Expectativas, Bourgonha Terá uma Boa Safra!


As colheitas começaram em 20 de Setembro. Foi um ano marcado pelo clima inconstante. Desde a floração até as primeiras colheitas, os períodos de sol sem calor muito forte foram interrompidos por dias de chuva forte.
Em Beaune, as primeiras uvas, boas e bem maduras, surpreenderam pela qualidade.
As uvas tintas colhidas em Volnay e Beaune, mostraram um potencial de açúcar que pode produzir vinhos com graduação alcoólica acima dos 13 graus, algo não muito comum na Borgonha.As primeiras colheitas de Chardonnay em Pouilly-Fuissé e meursault aproximam-se dos 14 graus.
Isso tudo faz crer que a safra que parecia ruim pode se transformar em uma grande surpresa. O volume não é dos melhores, por causa do clima durante a floração, mas a qualidade é boa.
Existe uma diferença de maturidade entre uma parcela e outra, outro sinal do clima complicado. As noites frescas mantiveram o bom estado sanitário das uvas.
Os bons produtores terão sem nenhuma dúvida vinhos bem estruturados e equilibrados.
Uma coisa é certa, essa safra de normal não teve nada.

Wine Lovers no Encontro de Vinhos de Ribeirão Preto


A Wine Lovers, participa de mais um Encontro de Vinhos.
Acreditando na força da região de Ribeirão Preto, a importadora mostra seu catálogo com vinhos dos Estados Unidos, Chile, Argentina e Espanha.
Vinhos garimpados com muito cuidado, que devem encantar os enófilos da região. Aliás, não só da região, tem muita gente de São Paulo avisando que não perde o Encontro por nada. Já são muitos expositores confirmados e outros tantos para confirmar. Aqui prometo mostrar pelo menos um por dia.
Encontro de Vinhos Ribeirão Preto.
Dia 23 de Outubro, das 15 às 22 horas, no Hotel Araucária Plaza.
www.winelovers.com.br
www.encontrodevinhos.com.br
www.araucáriaplaza.com.br
www.vinhosdecorte.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...