sexta-feira, janeiro 15, 2010

Variedades Pouco Conhecidas St. Laurent

A St. Laurent ou em alemão Sankt Laurent é uma uva tinta de origem francesa, bastante aromática, da mesma família da Pinot Noir. No 19, o farmacêutico alemão, pioneiro da viticultura Johann Philipp Bronner levou a variedade da França para a Alemanha. De lá, a variedade se espalhou para países vizinhos, onde ainda é bastante cultivada na Áustria e na República Checa. Quase foi extinta na Alemanha na década de 1950, com apenas 27 hectares. Hoje é cada vez mais cultivada no Pfalz e Rheinhessen, bem como as Bergstrasse Hessian (Hessische Bergstrasse) regiões vinícolas alemãs. Na Áustria, é encontrada principalmente nas regiões e Burgenland Niederösterreich.
Em 2008, ocupavam 794 hectares Ela se transforma num vinho de corpo médio, com aromas de frutos do bosque e cerejas negras. O nome da variedade da uva, possivelmente surgiu do fato de que os frutos alcançam a maturação perto de 10 de Agosto (antes do aquecimento global dar as caras), conhecido como Laurenzitag em alemão, ou "Dia de St. Laurent." É improvável que o município de Saint Laurent no Médoc tinha nada a ver com a nomeação da uva.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...