sexta-feira, novembro 19, 2010

O Vinho e a Pintura - Stewart Kenneth Moore (Booda) 4


Mais um vinho sobre papel de Stewart Kenneth Moore (Booda). Este é de 2010 e tem o titulo: Yorick 2 "Swan Song"

Diminuição na produção francesa! Produtores culpam mudanças climáticas e falta de apoio do governo.


O Ministério da Agricultura da França confirmou que a colheita de 2010 ficará abaixo dos 45 milhões de hectolitros.
Isso significa uma colheita ruim em termos de volume.
Houve um tempo em que a França vinificava 65 milhões de hectolitros.
As autoridades do pais culpam as mudanças climáticas e a mudança de ramo de vários produtores.
A situação mais difícil é no sul do país, onde apesar da qualidade excelente, o volume é baixo e os preços estão em queda.
Se os preços não subirem, muitos produtores do sul da França, devem partir para outra cultura.
Evidentemente não estamos falando dos grandes nomes do vinho, que escapam da crise exportando para países emergentes e compradores tradicionais.
Os produtores do sul da França ainda reclamam da falta de apoio do governo para um projeto de irrigação que aumentaria sensívelmente a produção.
Pelo jeito os franceses tem razão: Sarko (Sarkozy) não gosta de vinhos!

Bordeaux 2010 será Excepcional!


Preços altos em 2009 e uma grande safra em 2010. Quem pode querer mais? E olha que choveu em várias regiões, viticultores de todo país guardam alguma reclamação na ponta da língua. Em Bordeaux não caiu uma gota e nem o calor foi forte demais. Um clima de sonhos para qualquer Vigneron. As uvas brancas tiveram maturação perfeita. A Semillon com certeza dará grandes vinhos. Os doces de Sauternes sim, estes podem demostrar alguma preocupação. O apodrecimento foi tardio este ano, e não se sabe que resultado teremos. Os tintos do Médoc serão fantásticos. Será a segunda safra consecutiva a ser considerada excepcional do século 21.
Se você é destes que espera as pontuações do Parker e compra os vinhos na barrica, dessa vez compre antes, não espere nada, só os lucros...

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...