terça-feira, dezembro 08, 2015

Champagne Moutard Père e Fils Cépage Arbane 2009 - Vieilles Vignes


Provei essa Champagne ao lado da família Moutard, que entre outras coisas, me explicou porque ainda utiliza as variedades históricas, tradicionais, esquecidas, antigas, ancestrais... da Champagne.
Sim, cada um usa uma forma para explicar essas variedades nos dias de hoje, mas elas estão na região há séculos. Algumas são autóctones.
Bom, isso é tema para uma série de reportagens, ou até um documentário, que estou preparando.
Por enquanto vamos provando algumas.
Esse produtor, por exemplo, está no Brasil (na região sul) importado pela rede de supermercados Angeloni, de Santa Catarina.
Já comprei o 6 cépages deles (Champagne elaborado com 6 variedades diferentes): http://www.papodevinho.com/2015/10/uma-vertical-com-cuvee-des-6-cepages-da.html
Esse Arbanne não sei se eles importam.
Sei que é elaborado com uvas de vinhas velhas, que num certo momento, incomodaram os dirigentes da região de Champagne que foram pedir para o produtor arrancá-las ou até num termo mais apropriado, assassiná-las, junto com uma parte da história da região.
Claro que o proprietário da Moutard colocou os dirigentes pra correr e as uvas se transformam até hoje em um dos seus rótulos mais importantes.



As borbulhas são finas, rápidas e barulhentas.
No nariz tem boa intensidade de sabor (médio) notas florais, frutas brancas mais evidentes que as notas de pão torrado, frutas secas...
Na boca é seco, tem uma cremosidade incrível.
Acidez (média+), excelente equilíbrio, corpo médio, elegante, fresco...
Excelente ntensidade de sabor (médio+), frutas brancas, brioche e jasmim.
Longo.
Tem 6 anos e deve ainda melhorar pelos próximos 5 anos.
Nota: 90
Variedade: Arbane 100%
Importador (da marca Moutard): www.angeloni.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...