quinta-feira, julho 30, 2009

Vila Santa 2006 - Alentejo - Portugal


Já escrevi sobre o 2005, agora vai o 2006. É um vinho para provar safra por safra. Vinho muito bem feito pelo produtor João Portugal Ramos. 5 variedades de uva fazem parte do corte Aragonês, Touriga Nacional, Trincadeira, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon . Cor cereja bem intensa. No nariz frutas maduras, ameixa, geleia de morango, cereja e flores. Mais um tempo no copo e notas de pinho e carvalho, especiarias e um fundo de torrefação. Os taninos estão macios e o vinho tem bom equilíbrio e elegância. Passou 9 meses em carvalho francês e americano mas a madeira só aparece discretamente. Final persistente. Tem 14% de álcool. Importado pela Casa Flora, que normalmente cobra um preço muito justo pelos vinhos.
www.casaflora.com.br

Tempranillo - Características Olfativas

A TEMPRANILLO tem nomes diferentes dentro e fora da Espanha, em cada região chamam a variedade de um nome diferente. Alguns chegam a afirmar que é uma mutação da Pinot Noir que veio da França trazida por peregrinos, hipótese pouco provável. É a Aragonês do Alentejo e a Tinta Roriz do Douro. Os aromas mais comuns são de morango, cassis e ervas, em algumas regiões tem aromas de torrefação, café e chocolate.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...