domingo, junho 28, 2009

Vinexpo Foi Melhor Que o Previsto. Onde Está a Crise?

Esperavam uma edição fraca, poucos negócios pouco público, enfim, medo da tão falada crise mundial. O resultado foi muito melhor do que se esperava. Os expositores perceberam que a crise não chegou ao setor. Se a frequência foi um pouco menor, em cinco dias, só três tiveram um público grande, deve-se levar em conta que os americanos vieram em menor número, tanto de expositores como de visitantes, isso sim por causa da crise. Mesmo assim os números mostram que os produtores dos Estados Unidos não sofreram como outros setores. Os asiáticos aproveitaram a brecha deixada e vieram em grande número junto com produtores europeus e sul americanos. Na verdade os visitantes foram trocados por compradores e pessoas do ramo. O sonho de qualquer expositor, que muitas vezes reclama da presença massiva do público que vai apenas para degustar vinhos. Os bons negócios foram em maior parte realizados entre asiáticos e europeus.

Quem é Quem no Mundo do Vinho

Sai em 2011 uma nova edição do Whos´who Wines and Spirit. Já houve uma edição em 1997, mas o dinamismo do mercado criou novos personagens, novos mitos e alguns antigos mitos morreram. Serão 4000 biografias. O novo livro vermelho que mostra quem é quem no universo dos vinhos e bebidas sai no primeiro semestre de 2011. Não sei se chega ao Brasil, não sei se algum brasileiro fará parte do livro, mas a publicação deve atrair o interesse de todos.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...