quarta-feira, maio 12, 2010

O Vinho Chegou Aos Comerciais de TV!!! Graças a Copa do Mundo!!!


Todas as copas do mundo, mesmo na França, o público brasileiro viu uma verdadeira guerra publicitaria entre as cervejas. Este ano fui surpreendido por uma propaganda do vinho da Copa, o Nederburg, na ESPN Brasil. Não era um anúncio de patrocinador principal, mas estava la, em grande estilo inaugurando talvez uma nova era na publicidade dos vinhos na TV brasileira.

Normalmente assistimos o vinho em diversas cenas na novela das oito (que começa às 9), também testemunhais cheios de exagero da Salton, nos programas do Ronnie Von e Amaury Júnior, mas comercial mesmo, de uma vinícola internacional, acho que é a primeira vez. Mais um sinal do crescimento do vinho no Brasil.

Vinhos da Douro Family Estates Brilham No Concurso Mundial de Bruxelas

Os vinhos da douro Family Estates, importados pela Anaimport, receberam os principais prêmios no badalado Concurso Mundial de Bruxelas. Só para lembrar, os vinhos estavam na Expovinhoff, apresentados pela amiga Ana Pereira, Export Manager da Empresa. O grupo Family Estates é formado por quatro produtores: Quinta dos Poços, Quinta das Bajancas, Brites Aguiar e Quinta do Soque. Além dos vinhos das quatro quintas, produzem vinhos com a marca Douro Family Estates. São vinhos realmente muito bons, vinhos que estão entre os grandes do Douro. Os prêmios foram os seguintes:
Grande medalha de ouro para o DFE Signature 2007 (prêmio máximo) Medalha de ouro para o DFE Premium 2007 A Quinta dos Poços ficou com uma medalha de ouro pelo Quinta dos Poços Reserva 2005 e uma de prata pelo Quinta dos Poços Grande Reserva 2005 Os vinhos são produzidos no Alto douro Vinhateiro. Elaborados por Pedro Sequeira e António Rosas.

Generosidade na Vertical do Marques de Casa Concha


Jeriel da Costa (http://www.blogdojeriel.com.br/) resolveu abrir a adega e promover uma vertical do excelente Marques de Casa Concha.

O encontro foi no Empório Vila Buarque com a presença dos Blogueiros Alexandre Frias www.diariodebacco.com.br, Cristiano Orlandi www.vivendovinhos.blogspot.com, Daniel Perches www.vinhosdecorte.com.br, Marcelo Di Moraes www.marcelodimoraes.com e Silvia Cintra Franco www.vinhoegastronomia.com.br

Começamos com o Marques de Casa Concha Merlot 2002.
Vinho que passou 15 meses em barricas francesas, mostrou cor rubi com halo granada. No nariz amora, cassis, tabaco, couro e especiarias. Na boca taninos finos, macio e elegante.
Para mim o melhor do dia. Não deve evoluir.
Passamos para o 2003
Mesma cor do 2002, mas menos intenso no nariz.
com o tempo aparecem cereja e cassis, depois um pouco de couro.
Na boca os taninos estão um pouco duros. Pode ser que melhore com o tempo.
O 2004 tinha cor rubi com reflexos violeta. No nariz cassis e ameixa em calda.
Na boca café torrado e chocolate. Equilibrado. Interessante.
Final persistente.
O 2005 veio com notas de cereja, cassis e alcaçuz.
Na boca bons taninos, baunilha e bom final.
Mudamos de uva mas não mudamos de vinho.
O 2003 veio com complexidade no nariz. Ameixa em calda, chocolate, e baunilha. Na boca bom corpo, taninos firmes, madeira bem integrada e final persistente.
O Cabernet Sauvignon 2005 mostrou as notas de goiaba que muitas vezes incomodam pela insistência em vinhos de Cabernet Sauvignon produzidos no Chile. Não me incomodou!
Na boca mostrou equilíbrio e taninos verdes.
O 2006 estava fechado. Mostrou frutas negras (principalmente amora) no nariz.
Na boca sobrou um pouco de madeira. Um pouquinho de álcool, mas boa acidez. O final é longo.
Obrigado Jeriel. Bela oportunidade para testar esses ótimos chilenos!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...