quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Vinhedos Abandonados!

O Diario El País da Espanha abordou um problema que é mais comum do que se imagina na Europa: O abandono de vinhedos!
Não é fácil vender um vinhedo no velho mundo, com excessão da Borgonha, Champagne e Bordeaux. Fora isso tentar vender um vinhedo é uma dificuldade.
O problema é que os filhos dos produtores pequenos e médios não querem seguir a vida difícil dos pais. Se interessam por outras coisas, outros assuntos, outras universidades. Os pais envelhecem e também se cansam do trabalho, tentam vender a propriedade, não conseguem e abandonam.
A reportagem do El Pais mostra o abandono principalmente na região da Galicia, perto de Portugal. Agora se fala da crise europeia que pode ter desfechos diferentes em relação a este problema. Por um lado os filhos podem ficar sem os empregos e voltar para o negócio familiar. O outro lado é uma crise que derrube o preço das uvas e nesse caso o abandono de vinhedos pode crescer. A tecnologia de vinificação melhorou os vinhos mas deixou mais caro o trabalho dos pequenos produtores.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...