domingo, outubro 25, 2009

O Aquecimento Global e as Regiões Vinícolas do Chile

Os efeitos do aquecimento global estão preocupando produtores chilenos. Em Março, o príncipe Charles visitou o país e deu inicio a um trabalho que financia analises para setores chave da economia. Uma analise feita pela Pricewaterhoiuse Coopers concluiu o que todos imaginavam: As mudanças climáticas devem mudar o cenário do vinho no país. As regiões hoje mais frias, serão as regiões melhores para o plantio de uvas no futuro. A temperatura deve subir 1 grau e meio até 2050 e nos próximos 100 anos o aumento deve chegar a 4 graus. Junto a isso terá uma diminuição das chuvas em 30% e diminuição do nível dos rios em 20%. Tudo isso mexe com o tempo de maturação da uva e muda sensivelmente a qualidade do vinho em termos de aroma, nível de açúcar e acidez. Autoridades chilenas disseram que se o problema será uma mudança de região isso deve acontecer naturalmente, pois há espaço, pior para países que terão seu território inteiro prejudicados.

Anaimport Leva Chile e Argentina ao Encontro Papodevinho!

Um produtor do Vale do Rappel, de Cachapoal e outro do Vale de Casablanca. São os vinhos da Viña Tuniche e William Cole. Da Argentina o Landelia, de Mendoza, elaborado com a consultoria do americano Paul Hobs, um dos poucos a produzir um vinho que mereceu nota 100 de Robert Parker. Paul Hobs trabalha para várias vinícolas, sempre buscando a máxima qualidade. Trabalhou para Mondavi na elaboração do Opus One e na Argentina trabalhou com Catena e ainda trabalha para Pascual Toso (esteve recentemente no Brasil divulgando esses vinhos). Os vinhos da William Cole já bastante conhecidos por aqui. Lista dos top 100 da ABS, pontuações em revistas e prêmios internacionais. A Viña Tuniche, localizada no Vale de Cachapoal, está nas mãos da mesma família desde 1969, sempre produzindo vinhos unindo tradição e tecnologia.

MIB Leva Vinhos Orgânicos de Ótimo Preço e Qualidade ao Encontro Papodevinho!

A Importadora de Campinas é responsável pela importação dos vinhos da Viña La Fortuna, do Chile. São vinhedos orgânicos, prioridade para a qualidade e foco exclusivo na produção. Não tem enoturismo, grandes investimentos poublicitários, mas tem vinhos de qualidade. No Chile é mais conhecido que muitos vinhos que andam pelas nossas prateleiras. Serão apresentados no Encontro Papodevinho 5 rótulos: Cabernet Sauvignon Reserva 2004 Malbec 2006 Carménère 2007 Entre os brancos o Sauvignon Blanc 2007 e o Chardonnay 2008 Você vai descobrir porque alguns ótimos restaurantes de São Paulo vendem estes vinhos!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...