terça-feira, novembro 16, 2010

As Regiões Italianas e suas DOCs DOCgs e IGTs - Liguria


O terreno difícil desta região costeira complica o trabalho dos produtores. A produção é muito limitada.
O vinho principal da Liguria continua sendo o Cinque Terre. Um branco bastante interessante de uvas cultivadas nas encostas ao norte de La Spezia.
Esses vinhedos são plantados em terraços (alguns bem próximos ao mar) de difícil acesso desde a antiguidade. A grande parte dos vinhos são secos, mas o Sciacchetra é um vinho doce bastante apreciado.
Nesta região de La Spezia, fronteira com a Toscana, existe a DOC de Colli di Luni, com tintos e brancos interessantes. Os brancos são elaborados com a Vermentino e mostram muita classe.
A DOC Riviera Ligure di Ponente produz os Brancos de Pigato e Vermentino. Os tintos são produzidos com a Ormeaso (uma variedade local do Dolcetto) e Rossese.
Assim como o Vermentino, O Pigato é um Branco de de muita classe que só não faz muito sucesso pela baixa produção que não permite grande divulgação.

São 8 DOCs e uma IGT.

DOCs

Cinque Terre (Costa de Sera, Costa de Campu, Costa da Posa)
Cinque Terre Sciacchetrà
Colli di Luni
Colline di Levanto
Golfo del Tigullio
Riviera Ligure di Ponente (Albenga, Finale, Riviera dei Fiori)
Rossese di Dolceacqua (ou Dolceacqua)
Val Polcevera

IGT
Colline Savonesi




Na Alsace a colheita 2010 só se transformará em grandes vinhos para os melhores produtores.


Na Alsace, foi o ano da briga contra a umidade marcou 2010. Os produtores falavam em batalha contra a botrytis. Nada comparado a 2009, quando o estado sanitário das uvas foi excelente. Felizmente o bom trabalho venceu. Os melhores produtores já estão certos de que terão bons vinhos, mesmo com a acidez muito alta e a quantidade de açúcar elevada, como em todas as regiões da França. Alguns apostam em vinhos botritizados, mas isso só saberemos se deu certo um pouco mais pra frente.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...