quinta-feira, agosto 13, 2009

Os Ingleses Estão Bebendo Mais Brancos!

A pesquisa é da Wine and Spirits Trade Association. No primeiro trimestre de 2009 o tinto ficou com a preferência de 72%, mas perdeu 6 pontos percentuais em relação ao começo do ano quando estava em 78%. O consumo de vinhos tintos caiu de 44% a 40% no mesmo. Os brancos e rosés compensaram a queda. O consumo de vinhos brancos passou de 40% a 43%, enquanto os rosés de 16% a 18%.

Classificação dos Vinhos Espanhóis!

Vino Joven: Vinho que é colocado no mercado imediatamente após sua elaboração. Também chamado de Vino del Año.

Vino de Crianza: Deve envelhecer 2 anos, com um mínimo de 6 meses em madeira (a Rioja exige 1 ano em madeira). O vinho só deve ser colocado no mercado no terceiro ano após a elaboração. No caso de Brancos e Rosés, o tempo é de 1 ano e o mínimo em madeira 6 meses.

Vino de Reserva: 3 anos de repouso antes de ser comercializado. Mínimo um ano em barrica. Para os Brancos e Rosés o tempo cai para 2 anos, com 6 meses em madeira.

Vino Gran Reserva: Só as melhores colheitas se transformam em Gran Reserva. O mínimo para um tinto é 2 anos em madeira e mais 3 em garrafa. Só vai para o mercado no sexto ano. Rosés e Brancos ficam 4 anos repousando, com o mínimo de 6 meses em barricas.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...