terça-feira, novembro 30, 2010

Vinhos Salentein, Mendoza,


A viagem por Mendoza terminou mas agora começa o trabalho de edição dos vídeos que fizemos (Daniel e eu).
Antes que o primeiro fique pronto, conto como foram as degustações preparadas para nos.
A Mendoza Holidays organizou toda a viagem com todas as marcações nas bodegas que escolhemos www.mendozaholidays.com
Voamos LAN e ficamos hospedados no Hyatt.
Na visita que fizemos a Salentein, o simpático e competente Fernando Villanueva, preparou uma degustação especial, na sala mais importante da vinícola. O complexo turístico da Salentein, talvez seja o mais completo da Região de Mendoza. Uma pousada maravilhosa, restaurantes, visitas guiadas com degustação e um museu com obras importantíssimas, o museu mais importante do país fora da capital Buenos Aires. Diria que a visita é imperdível! A degustação começou com o Chardonnay 2010. Vinho com 14% de álcool, mas um equilíbrio capaz de esconder qualquer excesso. Um Chardonnay bem típico. Notas de abacaxi, pêssego e tuti fruti. Na boca o vinho é refrescante,tem boa acidez deixa a boca limpa.

Já o reserve Pinot Noir 2007, perde no quesito tipicidade. Embora tenha notas de morango, framboesa , que são típicos da variedade, o vinho mostra teor alcoólico 14,5% e firmeza que fogem das características da Pinot Noir. Não é um mal vinho, nem chega perto disso. É bom para quem acha a Pinot muito delicada. Pode gostar bastante desse vinho. Passou 8 meses em barricas de carvalho francês.

Passamos para o Salentein reserve Malbec 2009. Cor rubi profundo. 14,5% de álcool, bem integrado, bem equilibrado. No nariz amora, mirtilo, cereja, violeta e chocolate. Na boca é macio e aveludado. Final longo.

O quarto vinho foi o Salentein Reserve Cabernet Sauvignon 2008. No nariz pimentão verde, amora e mineral. Na boca constatei uma característica da vinícola: faz vinhos macios, sem arestas. Corpo médio e boa persistência.
Subimos um bom degrau no quinto vinho. O Numina 2007, é elaborado com 80% Malbec e 20% Merlot. No nariz alecrim, voioleta, cereja, canela, pimenta e couro. Na boca outra vez a maciez característica, acidez muito boa e bom corpo. O final é longo.

Continuamos subindo a ladeira com o Primus Malbec 2006. Um vinho bom para guarda e macio e elegante desde já. Passou 19 meses em barricas francesas. No nariz baunilha, chocolate, cereja e trufas. Na boca elegância e um final longo.

Terminamos com o Primus Merlot 2004. Assim como o vinho anterior, passou 19 meses em barricas francesas. No nariz frutas vermelhas, alcaçuz e couro. Na boca mostra taninos com potencial de envelhecimento, mas já é um vinho muito bom. O final é longo.
Os vinhos da Salentein são importados pela Zahil
www.vinhoszahil.com.br

Os melhores Malbecs foram escolhidos dia 26 de Novembro


Só 3 vinhos receberam a Grande Medalha de Ouro no concurso dos melhores Malbecs.
O Trapiche Malbec Single Vineyard Villafañe 2008, o Vinorum Premium 2005 e o Fartrade Malbec 2009.
O Puro Sangre, do Domaine St. Diego, que só é vendido na própria vinícola pelo grande Angel Mendoza, recebeu a medalha de Ouro junto com outros 31 vinhos.
Destaco que só um destes vinhos está disponível no Brasil, o Trapiche, importado pela Interfood.
www.interfood.com.br
Veja a lista completa:
http://www.winesur.com/top-news/the-best-malbec-for-world-consumers

As Regiões e suas DOCs DOCgs e IGTs



Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...