terça-feira, julho 21, 2009

Na França os Vinhos Chamados Biô Não Conhecem a Palavra Crise!

Eu com meu amigo Gilles Ballorin, em seu vinhedo Biô em Marsannay, na Borgonha. A busca pela qualidade respeitando o meio ambiente, são os critérios que fazem os consumidores franceses procurarem os vinhos Biô. Os números comprovam: Hoje as vinhas certificadas como de agricultura biológica ou biodinâmica representam apenas 2% das plantações francesas, cerca de 2000 viticultores. Muito pouco em relação ao total, mas com um crescimento incrível. a produção é 5 vezes maior que em 1995. O Languedoc Roussillon é o primeiro produtor em quantidade com 6 mil hectares Biô. Em 2012, o objetivo é triplicar as áreas plantadas com tratamento biológico em toda a França, ou seja, representar 6% do total. A agência que controla os vinhos Biô fez uma pesquisa recente e constatou que 44% dos Franceses consumiram pelo menos uma vez no ano um produto Biô.

Gewurztraminer - Características Olfativas

A GEWURZTRAMINER está presente em vinhedos do mundo todo, mas é na Alsácia, na Alemanha e na Áustria que guarda suas melhores características. É uma uva cor de rosa que produz brancos bastante aromáticos. Talvez a variedade mais aromática entre todas. É comum encontrarmos aromas caramelo, lichia, pêssego, pêra, abricó, manga, flores como rosa, gerânio, acácia, violeta e especiarias como cravo, Pimenta branca e canela.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...