segunda-feira, junho 08, 2009

O Rosé Venceu!

Os produtores franceses comemoram a decisão da comissão europeia de não aprovar que se misture vinhos brancos e tintos na produção do Rosé. A decisão saiu hoje e deixou os produtores do verdadeiro Rosé bastante felizes, assim como quem ama o vinhos. A mistura cria um vinho descaracterizado, não é branco, não é tinto e só é Rosé na coloração. As vezes nem isso!

Terraços Como No Douro e Chiantis de Alta Qualidade!

Os Chiantis I Fabbri são produzidos com uvas plantadas em terraços que lembram o Douro, em Portugal. Estes terraços são muito antigos , raros e históricos na região. As proprietárias não só mantiveram os terraços como caminham para a agricultura biológica. O Chianti Clássico Terra di Lamole (provei o 2004) mostra perfeitamente o desejo das proprietárias: Fazer vinhos de alta qualidade. Produzido com 90% de Sangiovese Grosso di Lamole e 10% Canaiolo, as uvas são selecionadas com muito cuidado, vinificadas e levadas para barricas francesas de segundo e terceiro uso. Tem cor rubi com reflexos violeta. No nariz framboesa, cereja, violeta e caramelo. Na boca é macio, daqueles que ninguém reclama! Taninos finos, doces e muito bem trabalhados, tem boa estrutura, dá vontade de beber mais e mais. Final é longo e frutado!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...