quinta-feira, novembro 18, 2010

O Vinho e a Pintura - Stewart Kenneth Moore (Booda) 3

Mais um vinho sobre papel do Stewart Kenneth Moore (Booda), da República Tcheca (Praga). Este foi pintado neste ano e o titulo é: Moving Elevation.
Vale visitar o blog dele: http://wineink.blogspot.com/

As Regiões Italianas e suas DOCs DOCgs e IGTs - Lombardia


O vinho está entre as maiores fontes de renda da da região. Os habitantes da Lombardia são grandes consumidores de vinhos, estão entre os maiores consumidores do mundo, o que garante a venda dos vinhos na própria casa.
A explicação é simples, a grande Milão fica na Lombardia. Apesar disso, os grandes consumidores milaneses preferem os vinhos tintos do Piemonte e da Toscana e os Brancos do Friuli.
Um orgulho que une todos os milaneses e até os italianos de outra região, são os espumantes de Franciacorta. A região tem uma DOCG e os espumantes de lá rivalizam muitas vezes em qualidade com os produzidos na Champagne.
O clima é de montanha, temperado pelos lagos de Garda, Iseo, Como e Maggiori.
A zona mais produtiva é a de Oltrepo Pavese.
Oltrepo é onde mais se produz Pinot Noir na Itália. Quase tudo para produção do Franciacorta.
Também existem bons vinhos tintos com Barbera e Bonarda e brancos com Riesling e Moscato.
Outra DOCG é a Valtellina Superiore com quatro sub-distritos: Grumello, Inferno, Sassella e Valgella.
Os vinhos são ricos e adocicados (sforzato). Os tintos de Valtellina Superiore estão entre os mais austeros elaborados com a variedade Nebbiolo. Melhoram bastante depois de 10 anos em garrafa.
A maior parte das DOCGs e DOCs, fica perto da cidade de Brescia: Botticino, Capriano del Colle, Cellatica, Franciacorta, Terre di Franciacorta, Garda Bresciano e 3 zonas divididas com a região de Venezia: Garda, Lugana e San Martino della Battaglia.
A Lombardia tem duas DOCGs (Franciacorta e Valtellina Superiore - Grumello, Inferno, Sassella, Valgella), 14 DOCs e 12 IGTs.


Les DOCs
Botticino
Capriano del Colle
Cellatica
Garda
Garda Bresciano
Garda Colli Mantovani
Lambrusco Mantovano
Lugana
Oltrepò Pavese
San Colombano al Lambro
San Martino della Battaglia
Terre di Franciacorta
Valcalepio
Valtellina

Les IGTs
Alto Mincio
Benaco Bresciano
Bergamasca
Collina del Milanese
Mantova (ou Provincia di Mantova)
Montenetto di Brescia
Pavia (ou Provincia di Pavia)
Quistello
Ronchi di Brescia
Sabbioneta
Sebino
Terrazze Retiche di Sondrio.

Foto da Azienda Giuseppe Cortese no Cru de Rabajà


Borgonha não teve um 2010 como esperado


De uma forma geral, a Borgonha não teve uma boa safra este ano. Pior para os brancos e menos mal para os tintos. Houve um inverno gelado e algumas quedas de granizo durante a floração. Conversei com um amigo que tem diversas parcelas e a principal em Côte de Nuits. Ele me disse que com muito esforço conseguirá bons vinhos, mas o rendimento, de forma geral, para todos os produtores, foi 30% menor do que o rendimento de 2009.

O Vinho e a Pintura - Siro Cjuhg

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...