domingo, março 22, 2009

A Crise Global e os Produtores Europeus

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ Muita gente acha que a crise global pode servir para baixar os preços dos vinhos do velho mundo. Engano! Verdade que procuram novos parceiros, querem vender, mas sabem que seu patrimônio está garantido. Como uma pessoa que espera um ano inteiro para ver seu produto pronto pode ter pressa? Os bons produtores sabem que o seus vinhos guardados podem ganhar valor, a crise passar e os lucros aumentarem. Muitos desses produtores sofriam com a falta de garrafas para pedidos do mundo inteiro, por isso, alguns pedidos cancelados não farão falta nenhuma. Já os produtores de vinhos baratos, esses sim podem ficar em maus lençóis. Os vinhos não são feitos para envelhecer, a classe média normalmente sofre mais com a crise e para quem perdeu dinheiro com ela vale a frase de Galileu Galilei:"O vinho é composto de humor líquido e luz."

Rosé Misturado? Na Provence não!

Depois que a união europeia anunciou a intenção de liberar a mistura de brancos e tintos para a produção dos vinhos rosés os franceses ficaram furiosos. Os produtores tradicionais do vinho, principalmente na Provence, dizem que a única forma de produzir um bom rosé é com as uvas tintas, controlando o tempo de contato das cascas com o sumo. Na França, só os Champagnes Rosés usam o método de mistura. es a pensar que os vinhos rosés são ruins e todos iguais se provarem antes os vinhos misturados.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...