O importador Adolar Hermann, já tem o respeito do mundo do vinho pelas importadoras Decanter e Cálix. Entrou como sócio da Quinta da Neve em Santa Catarina e agora lançou o projeto Hermann.
Sempre podemos esperar grandes coisas de um apaixonado por vinhos.
Provei os vinhos da Quinta da Neve (Santa Catarina) com um Sauvignon Blanc e um Pinot Noir bastante interessantes e fiquei impressionado com os vinhos Hermann que são produzidos na Serra do Sudeste.
Eles compraram os vinhedos de uma portuguesa que possui viveiros para fornecer mudas aos produtores, então depararam com Gouveio, Touriga Nacional, Alvarinho, além das variedades francesas.
Gostei muito do Alvarinho e do Touriga Nacional, além de perceber a incrível diferença de terroir para o Cabernet Sauvignon que no caso era muito melhor que o Cabernet Sauvignon produzido em Santa Catarina.
Sobre a Alvarinho, o grande Anselmo Mendes, um dos mais respeitados enólogos portugueses, responsável pelos vinhos dos dois projetos, falou que algumas características da Alvarinho são mais marcantes no terroir gaúcho.
Deu uma "bronca"nos jornalistas presentes dizendo: "minha parte pelo Brasil estou fazendo, o resto é com voces.."
Falou isso depois de perguntar o motivo de tanto preconceito e falta de orgulho do brasileiro sobre os nossos vinhos.
Disse que os vinhos sao realmente bons, mas os brasileiros não aceitam isso.
É aquele complexo de vira-latas que eu já falei aqui, usando o termo usado pelo grande Nelson Rodrigues.
A revelação mais surpreendente, foi sobre a Touriga Nacional.
Veja o que o Anselmo falou: