sexta-feira, agosto 17, 2012

Vinícola Pericó no Encontro de Vinhos Ribeirão Preto


A Pericó participou do Encontro de Campinas e mostrou um pouco do terroir de altitude de Santa Catarina.
Vinhos interessantes em uma região que permite o plantio de outras variedades que não se dariam tão bem em outras regiões brasileiras.
Com bons espumantes, vinhos elaborados com Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc, a vinícola tem até um Icewine (vinho feito com uvas muito maduras, colhidas congeladas naturalmente no pé, na altitude de 1300 metros).
Dia 1 de Setembro, das 14 às 22 horas, no Hotel JP - Via Anhanguera km 306,5 - Ribeirão Preto.
www.vinicolaperico.com.br
www.encontrodevinhos.com.br
www.hoteljp.com.br

Caem as exportações de vinhos argentinos. Culpa do protecionismo de Cristina Kirchner. Estamos indo para o mesmo caminho?


No primeiro semestre deste ano, a Argentina vendeu 546 mil caixas de vinhos a menos do que no ano passado.
Isso pode piorar caso o Brasil inclua entre uma lista de produtos que subiriam os impostos para países do Mercosul, por iniciativa da própria Argentina.
O site Diario del Vino, publicou declarações de José Manuel Ortega, da Bodega O. Fournier, analisando o problema se referindo aos desencontros comerciais com o Brasil: "Os desencontros  comerciais com o Brasil e com o resto do mundo, é pago pelas empresas exportadoras como não poderia ser de outra forma. Aqui não funciona como no futebol internacional, as patadas se devolvem pelos dois lados". Essa frase é muito boa. É pra fazer o Brasil pensar.
No mercado comercial não tem desculpa, qualquer atitude é paga na mesma moeda.
Cansamos de ver boas noticias de exportação de vinhos brasileiros e se as medidas de salvaguarda passarem não tenho dúvida que essas noticias vão ficar velhas.
Retrocesso em uma área muito difícil de conquistar espaço.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...