domingo, junho 13, 2010

Vinho Bafana Bafana Tenta Mudar a Imagem da Bebida na África do Sul

Na África do Sul o vinho ainda é muito ligado ao Apartheid. Acontece que nessa época vergonhosa da história do país, os negros que trabalhavam nos vinhedos, recebiam os salários em vinhos de péssima qualidade. Hoje o país tenta esquecer esse passado e os vinhos de qualidade já frequentam as mesas mais requintadas. O país da Copa é o nono produtor mundial, tem 102 mil hectares de vinhedos, o que significa 3% do total mundial. Entre 2008 e 2009 exportou 403,3 milhões de litros de vinho, com crescimento anual de 17%. Junto com a Argentina, foi o país produtor que melhor resistiu a crise mundial, melhorando sua posição no mercado de exportações.

O Vinho e a Pintura - Jean-Baptiste-Siméon Chardin

Jean-Baptiste-Siméon Chardin nasceu em Paris em 1699, foi um dos maiores pintores do barroco francês. Ficou conhecido pelas suas naturezas-mortas, representações de frutos e animais. Com as «cenas de cozinha» ou «cenas domésticas», Chardin deu continuidade à tradição trazida pela pintura holandesa do século XVII. A grande exposição em vida foi a de 1761 com pinturas selecionadas pelos membros da Academia. Grande parte está exposta no museu do Louvre, em Paris. Morreu quase cego, na cidade natal, em 1779. O titulo deste quadro é: Carafe à demi pleine de vin, gobelet d'argent, cinq cerises, deux pêches, un abricot et un pomme verte (Garrafa de vinho pela metade, taça de prata, cinco cerejas, dois pêssegos, um damasco, e uma maçã verde).

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...