segunda-feira, março 11, 2013

Espaço Valpolicella vai deixar o Encontro de Vinhos Off ainda mais interessante


Um espaço exclusivo para produtores do Vêneto ligados ao Consorzio per la tutela dei vini Valpolicella, vai movimentar ainda mais o Encontro de Vinhos Off.
São vinhos que serão degustados em primeira mão no Encontro Off.
Serão 11 vinícolas do primeiro escalão.
Rcioto, Amarone, Valpolicella e Valpolicella Ripasso.
Tudo no Encontro de Vinhos Off.
Dia 23 de Abril, das 14 às 22 horas, na Casa da Fazenda Morumbi - Avenida Morumbi, 5594 - São Paulo.
www.consorziovalpolicella.it
www.encontrodevinhos.com.br
www.casadafazenda.com.br 

Adoro um café inocente! Por: Jane prado

-->

Estava andando pelos jardins quando passei por um lugar que me pareceu bastante agradável, lógico... ENTREI. 
O lugar era um café, na verdade uma doceria, Leckerhaus. Fiquei conversando com o pessoal da casa e para meu espanto, eles são uma filial de uma doceria de Porto Alegre. Sensacional, será algum ímã entre nós, gaúchos. Não sei, mas essas pequenas coisas me aproximam do meu passado e matam um pouquinho a enorme saudade que existe no meu coração.
 
Sabe aquelas suas amigas comprometidas que nunca saem para um happy hour sem o namorado e que vivem carente de uma reuniãozinha só de mulheres para fofocar? Pois é, agora tu podes convidá-las para tomar um cafezinho inocente e até fazer check-in, com foto e tudo, claro tomando cuidado com o que aparece em cima da mesa, pois o lugar oferece vinhos em taças. São apenas três opções, mas, no geral, agradam a todos os paladares.

Segundo as pessoas com quem conversei, as mulheres preferem o Carmenère, os homens o Cabernet Sauvignon, já eu... prefiro Chardonnay  para combinar com esse calor de São Paulo.
Pelo que eu pude entender é habito na casa as pessoas pedirem vinho para brindarem à amizade, a um evento especial ou, simplesmente, a mais um dia de trabalho.  Segundo eles, os clientes chegam para tomar um café e quando veem vinho no cardápio acabam mudando de ideia. Sensacional, o povo aprendendo a consumir essa encantadora bebida em todas as situações.

Para acompanhar o vinho, ou café, a casa oferece várias comidinhas, mas bom mesmo é, após acabar o vinho, “comer” de “saideira”, uma das belas tortas que a Lecker Haus oferece.
Eu elegeria a casa para um café / vinho numa tarde de domingo entre amigas... tipo Clube da Luluzinha.
Super aprovado!
Santé!

Tudo sobre as regiões francesas - Lorraine parte 3 - AOC Moselle

 
A AOC Moselle foi criada apenas em 2011.
Os vinhedos se espalham por 11 comunas, numa minúscula área de 35 hectares.
Três micro regiões são as mais importantes: Vic-sur-Seille, Pays Messin e Val de Sierck-les-bains (fronteira com Alemanha e Luxemburgo).
O clima sofre influências continentais e oceânicas, com chuvas homogêneas durante todo o ano.
O Tintos e Rosés são elaborados com a Pinot Noir, com a Gamay podendo entrar no corte de alguns rosés.
Os brancos são considerados os mais importantes da AOC.
Para eles, são usadas as variedades Auxerrois, Pinot Gris, Muller Thurgau e Riesling.
Varietais com as variedades acima são normalmente produzidos e no caso da Auxerrois e da Pinot Gris, podem entrar no corte a Muller Thurgau, a Pinot Blanc, a Gewurztraminer ou a Riesling.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...