terça-feira, setembro 13, 2011

Todos os Espumantes Franceses - Parte 11 - Crémant de Loire


A AOC Crémant de Loire foi criada em 1975.
A Appellation engloba as appellations de Anjou, Saumur e Touraine, mas é em Saumur que estes espumantes são mais produzidos.
Existe uma grande variação de solos, climas e variedades.
O Crémant de Loire pode ser elaborado com Chenin, Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Pineau d’Aunis e Menu Pineau.
Existem quase 600 produtores.
São produzidos os espumantes Brut, demi-sec, e Rosé.
Os espumantes são elaborados pelo método tradicional (Champenoise).
São elegantes e complexos.

Parabéns Burocratas!!! O maldito selo ganhou mais uma batalha!


A Receita Federal do Brasil emitiu ontem a determinação para que os estabelecimentos atacadistas e varejistas só vendam vinho com a garrafa selada a partir de 1º de janeiro de 2012. O selo é defendido pelo IBRAVIN como form de combater ao contrabando. Contrabando se combate nas fronteiras. O resto é conversa mole. Além disso, falsifica-se até dinheiro, não falsificariam um selinho daqueles se quisessem? A ideia é defender os vinhos brasileiros de contrabandeados baratíssimos. Será que os impostos absurdos para vinhos importados não são uma defesa e tanto para os produtores brasileiros? No mundo atual, a grande defesa é a qualidade. Os produtores brasileiros já conseguem produzir vinhos de qualidade, falta aprender a fazer preços, aprender a competir, aprender a conquistar revendedores e consumidores. Obrigar alguém a comprar o nacional é morrer para o mercado. Mostrar que o nacional é melhor do que muitos vinhos importados de má qualidade é o caminho. Diminuir os impostos e a burocracia é a solução para o aumento de consumo e melhoria geral do mercado de vinhos.

A Cálix leva Custo/Qualidade ao Encontro de Vinhos Ribeirão Preto




Os vinhos chilenos Santa Inés e Sol de Andes e os espanhóis Ramon Roqueta, são os vinhos que a Cálix aposta como Custo/qualidade para o Encontro de Vinhos Ribeirão Preto. 
A Cálix Vinhos, participou do Encontro do ano passado e é mais uma que volta, reconhecendo a potência da região de Ribeirão Preto.,
Dia 8 de outubro, das 14 às 22 horas, no Hotel JP.
www.hoteljp.com.br
www.calixvinhos.com.br
www.encontrodevinhos.com.br

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...