quarta-feira, janeiro 21, 2009

Parabéns Vignerons do Mundo!

Hoje (21/01) é dia de Saint Vincent de Saragosse. Pela sonoridade do nome Saint vin Cent (em francês sãn vãn sãn que poderia ser traduzido pela fonética santo vinho santo) virou o padroeiro dos viticultores, na França vignerons. Muitas vezes sua imagem é mostrada com um cacho de uvas, por ser patrono dos viticultores. Ele nasceu em Zaragoza, na Espanha, onde foi diácono do bispo Valère. Como o bispo tinha um problema na fala, Vincent era o seu representante. Durante uma perseguição religiosa nos anos 300 os dois foram aprisionados e Vincent condenado a tortura por ter confessado sua fé. Morreu em 22 de Janeiro de 304, seu corpo foi jogado aos corvos, mas eles nada fizeram, depois tentaram jogá-lo ao mar amarrado em uma pedra, o corpo desapareceu e Saint Vincent apareceu para uma mulher e indicou o local onde estavam seus restos mortais. Depois disso suas relíquias passaram por várias igrejas.
Hoje tem festa para o santo na Borgonha e em outras regiões vinícolas. Eu aproveito para cumprimentar meus amigos vignerons: Paolo Giusti, Rui Cunha, Gonçalo Souza Lopes, Julian Reynolds, Nelson Martins, Fabienne e Giles Ballorin, Sophie e Laurent Poitevin, Isabel Fonquerle, Davide Di Prima, Tiziana e Pier Carlo Cortese, Gianmarco Ghisolfi, Thomaz Lima Mayer, Nuno Ramalho, Tiliana Begali, Tristan Depauw, Massimo Innocenti, Fabio La Fornace, Juliano e Patricia Carraro, Brites Aguiar e Raffaella Trabucchi.

Aromas do Vinho

Muita gente, mas muita gente mesmo, acredita que os aromas do vinho são uma farsa snobe e até arrogante. O que muita gente não sabe é que tudo isso pode ser provado cientificamente. As substâncias presenteso benzaldeído, laranja do citronelol e assim por diante. O importante é dizer que são várias substâncias aromante que tudo isso é provar sempre vinhos diferentes, provar na mesma ocasião vinhos de castas e regiões produtoras diversas. Mas acredite, este mundo maravilhoso de aromas existe!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...