domingo, julho 05, 2009

Nariz Eletrônico Reconhece o Vinho, a Safra, a Madeira, Tudo!!!

Levando-se em conta que cada garrafa tem a sua característica complexa e variada, com seus aromas e perfumes, os cientistas criaram um nariz eletrônico capaz de analisar o vinho com precisão. O aparelho dá o nome da variedade utilizada, a região e o vinhedo de onde vem o vinho. Ele é capaz inclusive de precisar a madeira usada no tonel onde o vinho foi envelhecido.
Regis Gougeon, da Universidade da Borgonha foi quem coordenou a pesquisa afirmou que o sistema está acima da competência dos sommeliers, pois até o momento os melhores experts não são capazes de detectar tantos dados precisos. Os pesquisadores esperam que o nariz eletrônico sirva também para lutar contra as falsificações.
O gosto pessoal é que sempre vai prevalecer!

Redoma Reserva Branco 2006 - Douro - Portugal


Mais um branco do Douro para mostrar que a região está evoluindo nos brancos da mesma forma que evoluiu com os tintos. As Castas são: Códega de Larinho, Rabigato, Viosinho, Donzelinho, Arinto e outras.
Tem cor dourado com leve reflexo esverdeado. 13,5% de álcool.
No nariz maracujá, abacaxi, flores e um toque vegetal, harmonizam perfeitamente com os aromas da madeira de boa qualidade em que o vinho estagiou por 18 meses. Baunilha, biscoito amanteigado e torrefação.
Na boca o vinho é fresco, elegante e equilibrado com um toque de especiarias. O final é longo e mineral.

India Prefere Cerveja e Whisky Nacional!

Os indianos bebem 1,5 bilhão de litros de cerveja 900 milhões de litros de whisky (nacional) apenas 9 milhões de litros de vinho por ano.
De 14 a 16 de Janeiro do ano que vem, em Nova Deli, uma feira vai tentar melhorar a posição do vinho. Estima-se que o potencial do país seja de 15 a 25 milhões de consumidores da classe média. A boa notícia é que os jovens (de 28 a 35 anos) estão escolhendo o vinho como aperitivo nos restaurantes e boates das grandes cidades. O principal problema é o preço. Normalmente os vinhos europeus de 2 euros e 50, são os mais consumidos. Acima disso, é difícil vender.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...