sexta-feira, julho 17, 2009

Riesling - Características Olfativas

A RIESLING da Alsacia e da Alemanha é tudo que se pode esperar em termos de características olfativas. Limão e citronela, grape fruit, frutas secas (principalmente o damasco), melão, flores brancas, rosa, violeta (quando jovem), notas minerais (quando mais velho), mel, abricó, pera, doce de laranja em compota e algumas vezes maracujá.

Calda Bordaleza 2006 - Tinto - Bairrada - Portugal - O Rótulo é Feio, Mas o Vinho!


O produtor Manuel dos Santos Campolargo não poderia escolher um rótulo mais feio para colocar dentro da garrafa um vinho tão especial. O nome também é bastante estranho, pois a Calda bordalesa é um preparado de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água. O preparado é bem eficiente para combater fungos nas vinhas. Com certeza o nome foi escolhido por causa do corte: Merlot 75% e 25% de Petit Verdot e um pouco de Cabernet Sauvignon. Quanto ao rótulo não sei a explicação, mas com certeza tem quem goste. O vinho eu gostei! Muito!
Bastante francês, cor rubi transparente, muito elegante nos aromas. Cassis, amora, groselha, cacau e alguma especiaria. Na boca é incrível! Uma elegância digna de grandes vinhos de Bordeaux!
Os taninos são bem trabalhados, é um vinho redondo, mas tem uma potência que só pode ter vindo do terroir da Bairrada. Vai envelhecer muito bem, taninos firmes e acidez perfeita. Deve melhorar ainda mais.
Depois disso peço desculpas por esculhambar o rótulo!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...